X

Política

MST repudia atuação do STF em julgamento

De acordo com o texto, a instituição do Judiciário brasileiro é "serviçal à classe dominante no País" e "há anos vem atuando contra a classe trabalhadora, os movimentos sociais e a luta política"

Agência Brasil

Publicado em 23/11/2013 às 13:21

Atualizado em 25/02/2022 às 14:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

 A direção nacional do Movimento dos Sem Terra (MST) divulgou nesta sexta-feira nota de repúdio à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do mensalão. De acordo com o texto, a instituição máxima do Judiciário brasileiro é "serviçal à classe dominante no País" e "há anos vem atuando contra a classe trabalhadora, os movimentos sociais e a luta política".

Endereçada aos "caros camaradas José Dirceu e José Genoino", dirigentes petistas condenados e presos pelo seu envolvimento no caso, a nota diz que os dois foram submetidos a um "julgamento de exceção" e qualifica como "injusta" a condenação no STF. Ao final diz: "Nos solidarizamos e exigimos a liberdade imediata de vocês."

Para os dirigentes da organização, "a criminalização representa um recuo das conquistas democráticas obtidas através das lutas históricas dos trabalhadores e trabalhadoras" e das quais Dirceu e Genoino teriam sido protagonistas. Eles também atribuem ao Judiciário responsabilidades em relação ao "bloqueio da reforma agrária" e à "perpetuação da impunidade aos crimes e massacres cometidos no campo".

O MST afirma ainda que a ação do Judiciário para criminalizar os movimentos sociais tem sido "fortalecida pelos meios de comunicação de massa", que "arquitetam ‘shows midiáticos’, cerceando o direito à informação e à crítica".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Levantamento aponta que está mais barato comer fora do que em casa; entenda

Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de SP, estabelecimentos arcam com 14,4% dos custos para manter preços, reduzir lucro e fidelizar clientes

Santos

Estudos para trem ligando São Paulo a Santos devem começar em junho

As informações são do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. O projeto foi noticiado pelo Diário em fevereiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter