X

Política

Ministério recebe projeto de transporte aquaviário para região

Projeto de advogado santista busca tornar o transporte aquaviário acessível a milhões de brasileiros, tanto em rios como no mar

Da Reportagem

Publicado em 04/11/2021 às 15:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Reunião no Minfra desta quinta (4) foi agendada pela deputada federal Rosana Valle (PSB) / Divulgação

O Departamento de Fomento do Ministério da Infraestrutura (Minfra) demonstrou interesse no projeto do empresário e advogado santista Gontran Parente, que busca tornar o transporte aquaviário acessível a milhões de brasileiros, tanto em rios como no mar. 

Com anos de dedicação ao setor naval, Parente pretende implantar, nas nove cidades da Baixada Santista, um projeto piloto desta iniciativa, oferecendo transporte rápido, seguro e barato, principalmente às comunidades que vivem em palafitas e áreas sem infraestrutura.

Em reunião no Minfra nesta quinta (4), agendada pela deputada federal Rosana Valle (PSB), o empresário recebeu orientações para aperfeiçoar alguns detalhes do projeto, de modo que possa ter acesso a um financiamento do Fundo da Marinha Mercante para colocar em operação as 43 embarcações necessárias para atender, primeiro, a Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“O projeto do Gontran Parente teve grande interesse do ministério porque tem um enorme alcance social. Ele recebeu as orientações e voltará a se reunir com o Departamento de Fomento”, disse a deputada, após a reunião. 

Gontran, que fundou a SPHidro para esta iniciativa, disse que estas populações carentes poderiam se locomover mais rapidamente pela região em embarcações seguras, ágeis e a custo baixo. 

“Nosso complexo estuarino é todo navegável. Com este apoio do Governo Federal, a Baixada Santista seria ponto de partida para um sistema de transporte público que atenderia as populações costeiras e ribeirinhas do Brasil”, afirmou o empresário, que agradeceu a ajuda da parlamentar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá irá ampliar vacinação para todos os públicos, a partir desta sexta (3)

Dose já está liberada a toda população, com mais de 6 meses de idade; mais de 26 mil doses foram aplicadas no Município, até o momento

São Vicente

PAT de São Vicente oferta 19 vagas de emprego na quinta (3)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter