X

Política

Mercadante rebate críticas de Aécio ao governo Dilma

"A essência do discurso [de Aécio] é uma proposta de reencontro com o passado. Não apresentaram propostas para o futuro do país", afirmou o ministro-chefe da Casa Civil

Publicado em 15/06/2014 às 19:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, rebateu hoje (15) críticas feitas pelo candidato à Presidência da República Aécio Neves ao governo federal. A convenção nacional do PSDB oficializou ontem (14) a candidatura do senador e presidente do partido nas eleições de outubro.

Em discurso de 20 minutos, Aécio disse que pretende promover o “reencontro do Brasil”, defendeu o controle da inflação, o combate à corrupção, fez críticas ao atual governo e elogiou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Metade do discurso é uma defesa do governo do passado e a outra metade é um ataque ao nosso governo. Eu, como chefe da Casa Civil, faço questão não só de defender o governo, como aprofundar essa comparação, porque, nas três últimas eleições, o povo votou para continuar avançando nas mudanças e para não ter retrocesso em relação ao passado. A essência do discurso [de Aécio] é uma proposta de reencontro com o passado. Não apresentaram propostas para o futuro do país. A candidatura não apresentou um vice-presidente e nem uma equipe”, disse Mercadante.

O Ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, dá entrevista coletiva no Palácio do Planalto  e rebate críticas ao governo feitas por Aécio Neves (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“O meu papel é fazer uma análise qualitativa do nosso governo, uma análise do governo tucano em comparação com os 11 anos e meio do governo do PT.  É uma orientação da presidenta que os ministros defendam o governo. Tenho certeza de que ela apoia minha iniciativa”, ressaltou o ministro.

Mercadante citou temas como inflação, geração de emprego, educação, moradia, política externa e energia e disse que os dados do governo são muito consistentes. “Houve distribuição de renda, o menor índice de desemprego da nossa história, uma forte recuperação do poder de compra da população, o maior programa habitacional que tivemos, o maior programa de ensino técnico profissionalizante com mais de 7 milhões de matrículas, o maior programa de bolsas de estudos da nossa história, o Ciência sem Fronteiras, o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] como política de acesso a universidades”, listou.

Sobre a declaração de Aécio de que "um tsunami varrerá o PT do poder", Mercadante disse que “o tsunami que tivemos foi a gestão pública de alguns governos do passado".

O ministro avaliou que as manifestações contra os gastos da Copa do Mundo estão tranquilas. “Esses pequenos grupos que têm a violência como proposta estão isolados socialmente, sem capacidade de resposta. É legítimo reivindicar, cobrar, manifestar, mas um certo corporativismo oportunista que apareceu às vésperas da Copa e grupos que propõem o vandalismo como linguagem têm que ser combatidos não apenas pela segurança, mas principalmente pela opinião pública, que tem manifestado repúdio a esse tipo de iniciativa. Dentro do campo está vencendo quem tem melhor futebol. Fora do campo já perderam os pessimistas".

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Diretora de escola de São Vicente morre de meningite

Nesta sexta-feira, uma médica especialista da Sesau irá até a escola para fornecer mais informações aos pais, professores e funcionários

Cotidiano

Pra encerrar a semana 'bem'! Anchieta apresenta lentidão nesta manhã

Além disso, Imigrantes também apresenta problema

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter