X

Política

Marina diz que quer manter avanços na política social

A candidata ressaltou sua proposta de destinar 10% da receita da União para a saúde, medida necessária, segundo ela, para melhorar a qualidade da assistência médica no País

Publicado em 03/09/2014 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidenciável do PSB, Marina Silva, disse nesta quarta-feira, 03, em palestra na Faculdade de Medicina da USP, que o Brasil teve avanços importantes na economia e de inclusão social, que ela pretende manter. Marina defendeu que o Brasil saiu das políticas sociais de primeira geração, com base em conceito de caridade, e chegou às políticas sociais de segunda geração, com transferência de renda e que isso precisa ser mantido. "Mas também temos dito que chegaremos às políticas sociais de terceira geração, com inclusão produtiva", disse Marina ao público de médicos e funcionários da área da saúde. "Queremos uma sociedade criativa, produtiva e livre", completou.

Marina ressaltou sua proposta, elaborada com Eduardo Campos quando vivo, de destinar 10% da receita da União para a saúde, medida necessária, segundo ela, para melhorar a qualidade da assistência médica no País. Defendeu ser possível arrecadar esses recursos. "Com certeza teremos os recursos para fazer todos esses esforços", disse, ao argumentar que a postura depende de escolha política.

Marina Silva disse que o Brasil teve avanços importantes na economia e de inclusão social (Foto: Reprodução/Facebook)

A candidata citou seu histórico pessoal para justificar como é importante a área da saúde. Relatou que viu doenças como sarampo e malária matarem em um mesmo ano sua mãe, seu tio, a avó e duas irmãs, além de pessoas da sua comunidade no Acre. Relatou que ela passou por cinco casos de malária e três de hepatite. "Não havia um médico, ninguém para acolher", comentou. Quando veio para São Paulo foi atendida e virou estudo de caso como um "fígado da Amazônia", brincou. "Tenho carinho e respeito muito grande com profissionais da saúde."

Marina fez para o público seu tradicional discurso de renovação da política. Lembrou a fala de Campos de que quando a sociedade se afasta da política, a política perde, e quando as pessoas se aproximam, a política melhora. Citou exemplos dessa aproximação positiva quando da redemocratização, do ciclo de estabilização econômica e da distribuição de renda. Marina defendeu para o público presente que a política pode ser "revigorada".

A candidata do PSB também falou de sua bandeira pelo fim da polarização tradicional entre PT e PSDB e sobre a importância do desenvolvimento sustentável como política de Estado.

Marina recebeu propostas colocadas em um documento pela Associação Médica Brasileira e disse que lerá com atenção para incorporar ideias ao seu programa de governo, que é "vivo" e portanto aberto a sugestões.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter