X

Política

Humberto Costa apresenta parecer para alteração do ISS

O projeto será votado na terça-feira, 12. Se aprovado, terá de passar pelo plenário do Senado para, em seguida, tramitar na Câmara dos Deputados

Publicado em 06/11/2013 às 15:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou nesta quarta-feira, 06, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, parecer que muda o sistema de tributação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). A principal alteração é que o texto fixa em 2% a alíquota mínima do imposto e proíbe que ele seja objeto de concessões de isenções, incentivos e benefícios tributários ou financeiros.

O presidente da comissão, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), concedeu vista coletiva do parecer de Humberto Costa. O projeto será votado na terça-feira, 12. Se aprovado, terá de passar pelo plenário do Senado para, em seguida, tramitar na Câmara dos Deputados.

O texto do relator tenta acabar com a chamada guerra fiscal entre os municípios ao propor a declaração de nulidade de todas as leis municipais que tenham concedido, unilateralmente, benefícios a empresas. A proposta prevê que a concessão, aplicação e manutenção de incentivos de ISS vão virar ato de improbidade administrativa, passível de punição com a perda da função pública, suspensão de direitos políticos de cinco a oito anos e multa de até três vezes o valor do benefício dado.

O projeto também atualiza e amplia em mais 11 itens a lista de serviços sujeitos ao imposto. Entre eles, a computação em nuvem e a cessão temporária de arquivos de áudio, vídeo e imagem, inclusive em streaming, e os serviços de transporte coletivo municipal nas modalidades rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros. "É preciso encontrar uma saída técnica e negociada", afirmou Humberto Costa.

O presidente da comissão, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), concedeu vista coletiva do parecer de Humberto Costa (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Anúncio

Praia Grande ganhará mais 148 unidades habitacionais

Município foi contemplado por parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo

Esportes

Santos vence o Avai e assume a ponta da Série B

Com o resultado, o Santos assume a ponta da tabela, com seis pontos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter