X

Política

Crimeia integrará sistema financeiro ao da Rússia

No referendo, realizado ontem, quase 97% da população local votou a favor da anexação da península por Moscou. Vladimir Putin, vai discursar sobre a questão no Parlamento amanhã

Publicado em 17/03/2014 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Crimeia, república autônoma que ontem decidiu em referendo deixar a Ucrânia e se anexar à Rússia, está tomando medidas para integrar seu sistema financeiro ao dos russos, inclusive com a adoção do rublo. No referendo, realizado ontem, quase 97% da população local votou a favor da anexação da península por Moscou.

O Ocidente não reconhece o referendo, com o argumento de que viola tanto as normas ucranianas quanto internacionais. O Kremlin considera a votação legítima e o presidente russo, Vladimir Putin, vai discursar sobre a questão no Parlamento amanhã.

Mais cedo, a Crimeia declarou sua independência e o Parlamento local adotou uma série de novas leis. A região também estabeleceu um novo banco central que, segundo o vice-primeiro-ministro Rustam Temirgaliyev, funcionará posteriormente como uma unidade regional do BC russo.

A Rússia vai enviar para a Crimeia 1 bilhão de rublos (US$ 30 milhões) "nos próximos dias" para a ajudar a estabilizar a situação financeira da península, segundo Temirgaliyev, que falou à agência de notícias russa Interfax.

A Crimeia, que ontem decidiu em referendo deixar a Ucrânia, está tomando medidas para integrar seu sistema financeiro ao dos russos (Foto: Andrew Lubimov/Associated Press/Estadão Conteúdo)

Um outro decreto da Crimeia determinou que o rublo da Rússia passará a ser uma moeda oficial, embora a região pretenda continuar usando a grívnia ucraniana até 2015. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Autolotações dos morros de Santos irão integrar com o VLT a partir de quarta (1)

Operação integrada do VLT com as autolotações se dará da mesma forma como ocorre na frota de ônibus municipal

São Vicente

Demolição do Crei já está 60% concluída, em São Vicente

Antiga unidade de urgência e emergência dará lugar à nova UPA Central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter