X

Política

Merkel: Rússia arrisca enfrentar graves consequências

Em discurso no Parlamento alemão, Merkel afirmou que a única forma de resolver a crise é por diplomacia e assegurou que "o uso de Forças Armadas não é uma opção"

Publicado em 13/03/2014 às 13:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta quinta-feira que a Rússia corre o risco de enfrentar graves consequências políticas e econômicas se Moscou não entrar em "negociações que alcancem resultados" sobre a situação na Ucrânia. Em discurso no Parlamento alemão, Merkel afirmou que a única forma de resolver a crise é por diplomacia e assegurou que "o uso de Forças Armadas não é uma opção".

Segundo ela, a União Europeia e outras nações ocidentais podem em breve congelar contas bancárias e implementar restrições a viagens se a Rússia se recusar a entrar em "negociações que alcancem resultados e não sejam apenas uma tentativa de ganhar tempo". Caso Moscou não comece a contribuir para a redução das tensões na Ucrânia, Merkel disse que os países do bloco, os EUA e outros parceiros transatlânticos estão preparados para tomar medidas ainda mais firmes, que atingiriam a Rússia economicamente.

"Se a Rússia continuar com sua política das últimas semanas, então isso não só seria um desastre para a Ucrânia. Nós, como os Estados vizinhos, também consideraríamos isso como uma ameaça", salientou Merkel. "Isto não só mudaria a relação da União Europeia como um todo com a Rússia, mas também, e estou profundamente convencida disso, causaria danos maciços à Rússia econômica e politicamente", salientou a chanceler.

Merkel afirmou que a decisão da Rússia de enviar tropas para a península da Crimeia era uma clara violação do direito internacional e que a postura de Moscou ante o vizinho mais fraco tinha métodos que lembravam a política de poder europeia do século 19, não aceitável para o mundo globalizado do século 21.

Angela Merkel disse que a Rússia corre o risco de enfrentar graves consequências políticas e econômicas (Foto: Divulgação)

Ela afirmou ainda que as nações ocidentais estavam "trabalhando em um caminho político e diplomático" para sair da crise, incluindo a construção de um canal de diálogo direto entre Kiev e Moscou, mas disse que qualquer discussão de separação da Crimeia da Ucrânia estava fora de questão. "Deixe-me ser absolutamente clara para que não haja nenhum mal-entendido, a integridade territorial da Ucrânia não está aberta à discussão", afirmou.

A Crimeia planeja realizar um referendo no domingo perguntando à população se aceita que a região se separe da Ucrânia e seja integrada à Rússia. O governo da Ucrânia, a Alemanha e outras nações ocidentais denunciaram o referendo como ilegítimo e alertaram a Rússia contra a anexação da Crimeia. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Autolotações dos morros de Santos irão integrar com o VLT a partir de quarta (1)

Operação integrada do VLT com as autolotações se dará da mesma forma como ocorre na frota de ônibus municipal

São Vicente

Demolição do Crei já está 60% concluída, em São Vicente

Antiga unidade de urgência e emergência dará lugar à nova UPA Central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter