X

Política

Cenário sem Lula ainda é questão jurídica, não depende de nós, diz Alckmin

Segundo o Datafolha, Alckmin está estagnado entre 6% e 11% das intenções de voto

Estadão Conteúdo

Publicado em 31/01/2018 às 14:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo o presidenciável tucano, esta será uma "corrida de resistência" e a tarefa será chegar ao segundo turno / Sergio Lima/A2img/Fotos Públicas

O governador Geraldo Alckmin minimizou os dados da pesquisa Datafolha divulgados na madrugada desta quarta-feira, 31, afirmando que o quadro deve se definir somente no final do semestre, próximo das convenções partidárias e do horário eleitoral. Segundo o presidenciável tucano, esta será uma "corrida de resistência" e a tarefa será chegar ao segundo turno.

"Sem o Lula, a pesquisa mostra o (deputado Jair) Bolsonaro em primeiro e o segundo lugar embolado, disse o governador ao deixar a sede da Secovi-SP, onde participou da cerimônia de recondução do presidente da entidade, Flavio Amary.

Segundo o Datafolha, Alckmin está estagnado entre 6% e 11% das intenções de voto. Já o líder petista continua liderando todos os cinco cenários em que é incluído, com os mesmos 34% a 37% da preferência do eleitorado. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ficou em segundo, com 15% a 18% das intenções de voto - no mês passado, o parlamentar tinha entre 17% e 18%.

Alckmin também minimizou o fato de Lula não ter perdido votos mesmo após a condenação em segunda instância pelo Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4), na semana passada. "Ainda reflete o fato de ele ser o mais conhecido, pesquisa é muito recall", disse, acrescentando que ainda não descartou a presença do ex-presidente no pleito porque essa é uma decisão da Justiça. "O candidato que o PT escolher nos vamos enfrentar", emendou.

O governador também comentou o índice de rejeição ao seu nome, de 26%, conforme apontou a pesquisa. Para ele, "até que não é alto" e a tendência é diminuir à medida que o processo eleitoral avança.

Huck

Após aparecer empatado com Luciano Huck na pesquisa, Alckmin reconheceu que uma eventual candidatura do apresentador de televisão é forte, "não há dúvida", e disse que ele tem "espírito público e vocação".

No DataFolha, os dois tiveram 6% das intenções de voto em um cenário com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ausência do petista nas urnas, os dois sobem de 6% para 8%.

Em evento na Secovi, Alckmin disse que gosta muito do apresentador e que sempre tem estimulado novas candidaturas. Questionado se avalia uma eventual candidatura Huck como forte, o governador disse que não há dúvida disso, porque "ele tem presença nacional".

O apresentador negou suas pretensões eleitorais publicamente em novembro do ano passado, mas um cenário sem a presença do ex-presidente Lula poderia beneficiar seu desempenho nas urnas.

"Ele (Huck) tem realmente espírito (público), vocação, pode servir como candidato e pode servir como não sendo candidato", disse Alckmin. "Se ele vai ser candidato ou não, cabe a ele avaliar".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter