X

Política

Aumento da idade da aposentadoria no STF é coerente, diz Fachin

O professor evitou tecer comentários detalhados sobre a aprovação da chamada PEC da Bengala pela Câmara dos Deputados

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/05/2015 às 15:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para o professor Luiz Edson Fachin, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), o aumento da idade de aposentadoria para ministros de tribunais superiores e do STF de 70 para 75 anos "tem coerência com a realidade". Fachin evitou tecer comentários detalhados sobre a aprovação da chamada PEC da Bengala pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira, elevando a idade de aposentadoria dos magistrados. Ele não se pronunciou, por exemplo, sobre a possibilidade de ministros que já compõem as cortes terem de passar por uma nova sabatina caso desejem ficar até os 75 anos no exercício da função.

A necessidade de uma nova sabatina chegou a ser cogitada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na última quinta-feira, mas ele voltou atrás um dia depois. A fala do senador provocou reação imediata de associações. Na sexta-feira, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entrou com um questionamento de inconstitucionalidade da medida no STF. "Quanto à emenda constitucional recentemente promulgada, que concedeu a faculdade da aposentadoria aos 75 anos (...) já há uma medida procurando declarar a inconstitucionalidade de parte da emenda constitucional."

Ele disse ainda que, de 2002 até hoje, foram criadas 12 propostas para discutir a forma de indicação de ministros para a Suprema Corte. "A experiência pode levar à adoção de mandatos de ministros do STF", citou.

Luiz Edson Fachin afirmou que o aumento da idade da aposentadoria no STF é coerente (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Dupla invade casa e furta moto em Praia Grande; Veja vídeo

Crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (3)

Polícia

Polícia Civil apreende arma de fogo em apartamento no Guarujá

Os investigadores foram acionados pelo zelador após moradores relatarem terem ouvido os disparos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter