X

Política

Alvos das ações penais poderão ter crimes prescritos

No caso do mensalão mineiro foram 12 anos entre os fatos (1998) e o acolhimento da acusação criminal formal (2010). Na ação civil, não há risco de prescrição

Publicado em 02/12/2013 às 11:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além da ação civil do mensalão mineiro, há outras três criminais relacionadas à campanha à reeleição de 1998 do então governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB). Uma delas tem o ex-ministro de Luiz Inácio Lula da Silva e ex-vice-governador de Aécio Neves (PSDB), Walfrido dos Mares Guia, como réu.

Ele atuou como coordenador-geral da campanha de 1998, quando era candidato a deputado federal. Walfrido foi denunciado na ação penal que corre na 9ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas, mas, segundo o promotor João Medeiros, quase um ano depois de completar 70 anos, sua defesa requereu no dia 13 de novembro a prescrição dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

O tesoureiro da campanha do PSDB ao governo de Minas em 1998, Cláudio Mourão, fará 70 anos em abril e também poderá requerer a prescrição ­- cujo prazo de 16 anos entre a ocorrência do fato e a aceitação da denúncia cai pela metade quando o réu completa tal idade. No caso do mensalão mineiro foram 12 anos entre os fatos (1998) e o acolhimento da acusação criminal formal (2010). Na ação civil, não há risco de prescrição. 

Uma delas tem o ex-ministro de Luiz Inácio Lula da Silva e ex-vice-governador de Aécio Neves (PSDB), Walfrido dos Mares Guia, como réu (Foto: Andre Dusek/Estadão Conteúdo)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Autor guarujaense transforma foco e criatividade em obra literária

De acordo com o próprio autor, o projeto tem a grande meta de conectar a criatividade e identidade

APURAÇÃO

Promotoria de Justiça Cível de Santos começa investigação sobre reforma da Câmara

A iniciativa partiu após o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) ter lido reportagem do Diário do Litoral, publicada em 22 de abril e que teve vários desdobramentos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter