X

Educação

Programa Brasil Alfabetizado realiza atividade especial com educadoras de Guarujá

Um grupo de 42 pessoas participou de passeio ao Museu do Café no último dia 27

Publicado em 05/12/2013 às 16:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Guarujá levou 42 alfabetizadoras, alfabetizandos e coordenadoras do Programa Brasil Alfabetizado para uma visita ao Museu do Café, no último dia 27. A atividade é realizada pela Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Programas Estratégicos. A proposta da atividade é permitir envolvidos no Programa o contato com os assuntos trabalhados em sala de aula, por meio de roteiros que proporcionam a imersão no objeto de estudo, facilitando o aprendizado e garantindo momentos significativos.

Segundo a secretária de Educação do Município, Priscilla Bonini, a iniciativa do Programa é importante “porque visa explorar a vivência de novas experiências, para a construção de conhecimento e desenvolvimento do senso crítico”.

Na capacitação continuada explorando o tema Café, a turma do Brasil Alfabetizado conheceu o lugar que contou a trajetória do produto e ressaltaram sua importância na economia do País, descobrindo as riquezas e transformações ocasionadas pelo cultivo no período colonial.

Os participantes tiveram a oportunidade de analisar as transformações das representações artísticas, na pintura e nas artes em geral, com as obras de Benedito Calixto na Bolsa do Café. Além do Museu, o roteiro da atividade incluiu o passeio no Bondinho pelo Centro Histórico de Santos.

As experiências somam conhecimentos e vivências às educadoras, como afirma a coordenadora de turma, Rosaria Aznar. “As atividades extracurriculares têm enriquecido muito as nossas atividades, sem contar com a motivação que gera em toda à turma”.

Para a alfabetizadora, Valdete Conceição, os conhecimentos adquiridos serão passados em sala de aula. “Só tenho que agradecer o trabalho, carinho e a atenção que a equipe”.

A motivação é fundamental no processo da aprendizagem. “Os alunos que encontram satisfação e interesse nos estudos vão mais facilmente alcançar o êxito”, relata a supervisora pedagógica do Programa, Maria de Lourdes. “Além disso, os fatores motivacionais são capazes de movimentar o ser humano de determinados objetivos, estando intimamente relacionados com o sucesso escolar dos alfabetizandos”, concluiu.

De acordo com a gestora do Brasil Alfabetizado pela Seduc, Régia de Paula da Glória, as atividades extracurriculares têm como principal objetivo estimular a cooperação, a socialização, o respeito, o trabalho em equipe e demais valores e experiências de extrema importância para os nossos alfabetizando e Alfabetizadores.

“Durante todo o Programa visitamos vários pontos turísticos do Guarujá e da Região, para vivenciar diferentes momentos”, explica a gestora. “Preparamos atividades diversificadas que atenderam aos nossos interesses e necessidades”, completa.

Brasil Alfabetizado – Criado pelo Governo Federal, o Brasil Alfabetizado tem como missão erradicar o analfabetismo no Brasil, aumentando a escolarização de jovens e adultos e promovendo o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida.

A Secretaria de Educação é responsável pela capacitação dos alfabetizadores, pela inscrição dos mesmos e pela organização de todo o processo de alfabetização no Município. Os Núcleos estão distribuídos nas unidades de ensino, Organizações Não-Governamentais (ONG) e igrejas. O Brasil Alfabetizado conta hoje com 47 núcleos, 38 alfabetizadoras, oito coordenadoras e 682 alunos na Cidade. O Rotary Club apoia o programa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

Santos

Despejo de lixo é diminuído por barreiras flutuantes no estuário de Santos

Mais do que interromper o despejo de resíduos sólidos no manguezal, outra frente da Operação Enrede é promover a educação ambiental na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter