X

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Movimento ODS reúne mais de 600 jovens e 50 professores universitários

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecem ações em 17 áreas, como erradicar a fome e a pobreza, promover a saúde, a educação, a igualdade étnica e de gênero

Nilson Regalado

Publicado em 10/02/2024 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Professores apresentaram propostas de como aplicar os ODS em projetos de extensão / Divulgação

Após o lançamento do Movimento ODS Santos 2030, no último dia 31, a Prefeitura, a Associação Comercial de Santos e seus parceiros já promoveram encontros com professores da Universidade São Judas e com dois grupos de jovens ligados ao Rotaract e a 600 aprendizes vinculados ao Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O mote: pensar global, agir local. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecem ações em 17 áreas, com a missão de erradicar a fome e a pobreza, além de promover a saúde, a educação, a igualdade étnica e de gênero.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram
Mantenha-se bem informado.


Na última quarta-feira, o encontro foi com o corpo docente da Universidade São Judas, instituição de ensino signatária do Movimento ODS Santos 2030. As duas sessões contaram com a participação de aproximadamente 50 professores das áreas de Engenharias, Tecnologias, Arquitetura & Design, Comunicação e Artes, Saúde, Educação, Gestão e Negócios, Direito e Gastronomia.

Os representantes do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura orientaram os professores sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel da atuação docente na promoção da sustentabilidade. Além disso, forneceram ferramentas práticas para integrar os ODS ao E2A: Ensino, Pesquisa e Extensão nos ambientes presenciais e digitais.

Conscientes das medidas adotadas pela Cidade para alcançar as metas da Agenda 2030, os professores apresentaram propostas de como aplicar os ODS nos projetos de extensão local.

"Os projetos de extensão local são pensados e desenvolvidos tendo como público-alvo as comunidades dos morros, cortiço e eventuais instituições de Santos", explicou o professor Ernesto Fortes.

O chefe do Depods, Fábio Tatsubô, destacou os múltiplos benefícios que a integração traz para a Cidade. "A atividade com todos os professores de graduação e mestrado da universidade mostra a importância na aplicação dos conceitos ODS na formação dos alunos, no fortalecimento dos cursos, na promoção do desenvolvimento sustentável e na conexão entre a universidade e a sociedade".

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai descer? Rodovia dos Imigrantes tem trânsito lento nesta manhã

Informação é da Ecovias, responsável pelo trecho

Variedades

Com participação internacional, banda Mensana estreia single

Single chega nas principais plataformas digitais nesta sexta-feira (26) e é uma colaboração com a banda californiana, The Simpkin Project

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter