X

Educação

Falta de internet dificulta medida de Alckmin de usar celular em aula

Na segunda-feira (6), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou uma lei que autorizou o uso dos telefones nas aulas para auxiliar o ensino

Folhapress

Publicado em 08/11/2017 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na segunda-feira (6), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou uma lei que autorizou o uso dos telefones nas aulas para auxiliar o ensino / Valter Campanato/Agência Brasil

A falta de uma rede de internet de alta capacidade de transmissão de dados e a falta de um treinamento para os professores são as principais dificuldades hoje para o uso dos celulares com a finalidade pedagógica nas escolas da rede estadual.

Na segunda-feira (6), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou uma lei que autorizou o uso dos telefones nas aulas para auxiliar o ensino.

Na terça (7), na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, no Moinho Velho, na Freguesia do Ó (zona norte), considerada um modelo da rede pelo uso de celulares em sala de aula, um professor usou o telefone dele como roteador (equipamento que emite o sinal de internet). Assim, os alunos que não tinham internet em seus celulares conseguiram acessar a rede.

Por enquanto, as escolas ainda não têm rede de internet para os alunos acessarem pelo celular. A internet existente é usada apenas nos computadores para fins pedagógicos e administrativos.

O diretor da escola Milton da Silva Rodrigues, Osmar Francisco de Carvalho, afirma que o uso do celular foi incluído no plano pedagógico em 2014. "É um trabalho de tirar o papel de vilão do ensino que o celular tinha e transformá-lo em uma ferramenta do ensino", afirma.

Ele diz que muitas vezes as sugestões partem dos alunos. "Eles me ensinaram a usar a calculadora do celular como científica", diz. Segundo Carvalho, o diálogo com os alunos é fundamental. "É como quando um jovem ensina aos pais ou aos avós como usar uma ferramenta. Precisamos escutá-los", diz.

O professor de Matemática José Carlos de Carvalho afirma que há muitas possibilidades para o celular no ensino, mas os professores precisam conhecê-las. "Seria bom um curso de formação", diz. Ele não recebeu treinamento. Foi no decorrer das aulas que descobriu como usar o celular para ensinar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter