X

Educação

Alunos da rede municipal de ensino conquistam quatro medalhas nas Olimpíadas de Matemática

Outros 22 alunos também se destacaram e receberam o título de Menção Honrosa. Ao todo, 62 estudantes de Cubatão foram premiados

Da Reportagem

Publicado em 24/12/2023 às 17:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quatro medalhas foram conquistadas por alunos da rede municipal de ensino / Divulgação/PMC

Quatro alunos da rede municipal de Ensino de Cubatão conquistaram medalhas de bronze na OBMEP-2023, que é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Outros 22 estudantes também se destacaram e foram agraciados com o título de ‘Menção Honrosa’ de participação. Vale ressaltar que Menção Honrosa’’ é quando o aluno usa formas criativas para resolver questões.  E isso é bem visto e aceito pelos organizadores como algo diferencial e que, portanto, merecem ser destacados e também premiados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), as quatro medalhas foram conquistadas pelos alunos Manuela Silva Sodré (nível 1), da UME Luiz Pieruzzi Neto, que também conquistou a medalha de prata em nível regional; Alice de Carvalho Pereira de Souza (nível 1), da UME Ulysses Guimarães; Arthur Lopes dos Santos (nível 1), da UME Rui Barbosa; e Felipe de Andrade Domenech (nível 2), da UME João Ramalho.

Importante frisar que a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP –  é uma ação exclusivamente cultural e recreativa, sendo a participação absolutamente voluntária e desvinculada à aquisição de qualquer bem, serviço e/ou direito. Considerada maior olimpíada científica do país, o objetivo da OBMEP é identificar talentos jovens na matemática. É mérito estudantil, serve como incentivo às boas práticas e valorizar àqueles que se dedicam aos estudos e comprovam o seu saber. E para aferir este conhecimento, eles participaram de duas etapas.

A primeira foi realizada na unidade escolar em que  eles estudam. Esta prova foi aplicada no primeiro semestre do ano, mais precisamente no dia 30 de maio. Na segunda fase, o teste ficou a cargo da organização da Olimpíada. No caso de Cubatão, a prova ocorreu  dia 7 de outubro, na UME João Ramalho. Participam também alunos das redes municipal, estadual e federal. Ressalta-se que nos três entes,  destacaram-se, respectivamente, 26, 20 e 16 estudantes, perfazendo um total de 62 alunos da Cidade premiados. Sendo 1 medalha de prata, 7 de bronze e 55 menções honrosas.

Menção Honrosa

Dos 22 estudantes contemplados com a menção honrosa, 6 deles são da UME Padre Manoel da Nóbrega, outros  6 da UME  Luiz Pieruzzi Neto, mais 4 da UME João Ramalho, também 4 da UME Mário de Oliveira, além de 1 da UME Ulisses Guimarães e 1 da UME Bernardo Lorena.  A medalha de prata foi obtida pelo estudante Felipe Augusto da Silva Cruz, aluno do IFSP – Campus Cubatão, que também obteve uma de bronze, por Pedro Henrique de Lima Santos. A terceira e última medalha de bronze, das 7 conquistadas pela Cidade de Cubatão,  foi de Maria de Oliveira Barros, da Escola Estadual Afonso Schmidt.

A Olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país é destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) da rede municipal e do ensino Médio das redes estadual e federal. Eles foram divididos em três grupos: estudantes de 6 e 7 anos (nível 1), 8 e 9 anos (nível 2) e do  Ensino Médio (nível 3). No geral, os estudantes premiados receberem um total de 8,4 mil medalhas, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas.

Reconhecimento e agradecimento

A Secretaria de  Educação de Cubatão parabeniza a todos os alunos que representaram o Munícipio nesta importante Olimpíada, em uma enriquecedora disputa e demonstração de conhecimentos na disciplina Matemática. Sendo assim, ‘’enaltece todos os que, de um forma ou de outra, se destacaram, especialmente aos estudantes da rede municipal, que ajudaram assim, juntos com os demais, a elevar o nome da Cidade  na questão da Educação, uma vez que a OBMEP tem destaque e visibilidade nacional e proporciona notável reconhecimento aos estudantes em que nela se sobressaem’’, como é o caso dos 62 alunos cubatenses premiados”, expressou a Seduc.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter