X

Mundo

Discurso de Trump é preocupante e tem consequências obscuras, dizem analistas

Fazendo jus ao lema América Primeiro, o republicano defendeu em seu discurso, cheio de elogios a si mesmo, o patriotismo, em vez do globalismo

Folhapress

Publicado em 27/09/2018 às 13:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fazendo jus ao lema América Primeiro, o republicano defendeu em seu discurso, cheio de elogios a si mesmo, o patriotismo, em vez do globalismo / Associated Press

O discurso de Trump na Assembleia-Geral das Nações Unidas nesta terça (25) pode ter arrancado risadas de líderes mundiais, mas, para analistas da área, representa uma nova ameaça à estabilidade da ordem mundial estabelecida após a Segunda Guerra. 

"Achei profundamente perturbador", afirma Robert Jervis, professor de relações internacionais na Universidade Columbia e um dos editores do livro "Chaos in the Liberal Order" (caos na ordem liberal), sobre o governo Trump e política internacional. "Foi a exposição mais coerente de sua visão de política externa que já vimos."

Fazendo jus ao lema América Primeiro, o republicano defendeu em seu discurso, cheio de elogios a si mesmo, o patriotismo, em vez do globalismo, e afirmou que só países aliados receberão dinheiro de Washington. 

Também atacou órgãos internacionais, como o Tribunal Penal Internacional e Conselho de Direitos Humanos da ONU, do qual os Estados Unidos não fazem mais parte.

"Ele praticamente decretou a morte do sistema internacional liberal que os Estados Unidos sustentam desde 1945, quando acabou a Segunda Guerra", diz Carlos Gustavo Poggio, professor de relações internacionais da Faap e pesquisador visitante na Universidade de Georgetown.

Apesar de as bravatas não serem novidade, assumem um peso importante quando faladas em um lugar como a Assembleia da ONU, diz ele.

O discurso foi mais ameno do que o do ano passado, quando ameaçou destruir a Coreia do Norte, chamou o líder norte-coreano Kim Jong-un de "homem foguete", ameaçou "esmagar terroristas perdedores" e declarou que algumas partes do mundo em conflito iriam "para o inferno". Ele falou mal do Irã e da Venezuela, mas elogiou a Coreia do Norte, Índia, Arábia Saudita, Polônia e Israel.

"Não houve menção direta à guerra ontem, apesar de ter se referido ao Irã em um tom belicoso", afirma Poggio. "A fala do ano passado preocupou muita gente."

A risada da plateia quando o republicano disse que seu governo conseguiu mais sucesso em dois anos do que qualquer outra administração reflete a forma com que boa parte dos líderes veem a atual administração.

A embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, disse à emissora Fox que os líderes riram porque "amaram o quão honesto ele é". "Não é diplomático e eles acharam engraçado", afirmou. Já o líder da Guarda Revolucionária do Irã, Mohammad Ali Jafari, afirmou que a reação é um sinal do isolamento do país, segundo a agência Fars.

Para o pesquisador de Georgetown, a reação pode fortalecer tanto o discurso de opositores, que vão usá-la como prova de que o presidente da maior potência do mundo não é mais respeitado, quanto de apoiadores, que já veem a elite global com maus olhos.

As consequências do discurso ainda não são claras. Para Jervis, boa parte dele foi voltada para consumo doméstico, tanto para a sua base de eleitores, que poderiam se energizar para votar em republicanos nas eleições legislativas, quanto para pessoas da própria administração.

"Muitas pessoas do governo sabem a posição do presidente não por meio de mensagens secretas, mas por meio de discursos como esse", diz. Ele diz que ainda é cedo para dizer se países que se sentiram ofendidos vão retaliar. "Muitos discursos são apenas ignorados", diz.

Melvyn Levitsky, professor de práticas e políticas internacionais na Universidade de Michigan e ex-embaixador no Brasil, acredita que a fala pode incentivar ainda mais países a buscarem outros aliados no resto do mundo. "Mas não acho que será uma tendência cortar os Estados Unidos de grandes discussões sobre paz e segurança no mundo."

Alguns líderes mandaram recados a Trump -nem sempre de forma direta- durante a Assembleia-Geral. 

O presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu o multilateralismo e propôs que países se recusassem a assinar acordos comerciais com aqueles que "não cumprem acordo". 

Já o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, disse que o multilateralismo é "a melhor forma de defender a soberania e a dignidade de cada estado" e incentivou os Estados Unidos a acabarem com o embargo comercial a Cuba.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Inscrições estão abertas para Vestibulinho da Etec Bertioga

Interessados devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando

Variedades

Lendário dublador José Santa Cruz, morre aos 95 anos

Ele era conhecido pelas vozes de personagens como J. Jonah Jameson, Magneto, Dino da Silva Sauro e Rúbeo Hagrid

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter