X

Mundo

Alpinista britânico morre ao escalar o Monte Everest

Homem é a oitava pessoa a morrer no Everest na temporada atual de escalada que termina este mês.

Agência Brasil

Publicado em 25/05/2019 às 19:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Everest também pode ser escalado do Tibete, onde também foram relatadas mortes nesta temporada. / Reuters/Direitos Reservados/AB

Um alpinista britânico que estava debilitado para descer o Monte Everest morreu hoje (25), disseram autoridades. É o oitavo escalador a morrer na montanha mais alta do mundo e o 18º no Himalaia do Nepal, durante a atual temporada de escalada.

Autoridades atribuíram a maior parte das mortes a fatores como fraqueza, exaustão e atrasos na rota lotada que leva até o topo de 8.850 metros.

Robin Haynes Fisher, de 44 anos, morreu na chamada "zona da morte", conhecida por baixos níveis de oxigênio na descida do Everest, disse Mira Acharya, do Departamento de Turismo.

O britânico é a oitava pessoa a morrer no Everest na temporada atual de escalada que termina este mês.

"Ele morreu por conta da fraqueza após uma longa escalada e descida difícil", disse à agência de notícias Reuters Murari Sharma, da empresa Everest Parivar Treks, que organizou a logística.

"Ele estava descendo do topo com seus guias sherpa do topo quando desmaiou de repente", acrescentou. Os guias tentaram socorrê-lo, mas não puderam salvá-lo, contou Sharma.

Garrett Madison, da empresa americana Madison Mountaineering, que patrocina alpinistas do Monte Everest, disse que muitos não eram "escaladores bem qualificados ou preparados" e não contavam com apoio necessário para fazer a escalada e descida com segurança.

"Se eles estivessem com uma equipe forte e experiente, provavelmente estariam bem, mas com apoio mínimo, se algo dá errado, é difícil", afirmou Madison.

O Everest também pode ser escalado do Tibete, onde também foram relatadas mortes nesta temporada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3088, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter