Webber lidera dobradinha da Red Bull no grid e Massa bate Alonso

Em sua última temporada na Fórmula 1, o experiente piloto, de 37 anos, alcançou a 13ª pole position de sua carreira com o tempo de 1min39s957

Comentar
Compartilhar
02 NOV 201312h31

O australiano Mark Webber conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O alemão Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de maneira antecipada, completou a dobradinha da Red Bull no treino classificatório disputado na manhã deste sábado.

Em sua última temporada na Fórmula 1, o experiente Webber, 37 anos, alcançou a 13ª pole position de sua carreira com o tempo de 1min39s957. O piloto foi o único a rodar na casa dos 1min39s, já que Vettel fez 1min40075 e o também alemão Nico Rosberg (Mercedes) completou o grupo dos três primeiros ao registrar 1min40s419.

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) exibiu um bom rendimento na última etapa do treino classificatório, mas sofreu um problema no carro na parte e final e não conseguiu sair da quarta colocação, logo à frente do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus).

Superado pelo alemão Nico Hulkenberg (Sauber) e pelo francês Romain Grosjean (Lotus), o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) parte da oitava colocação do grid de largada. O mexicano Sérgio Perez (McLaren) e o australiano Daniel Ricciardo (Toro Rosso) completaram o grupo dos 10 primeiros.

O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), já fora da briga pelo título mundial, teve uma performance decepcionante e nem sequer se classificou para a briga pela position, o que não acontecia desde o Grande Prêmio da Europa-2012, disputado em junho e vencido justamente pelo bicampeão mundial.

O australiano Mark Webber conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi (Foto: Associated Press)

Em uma temporada sofrível da McLaren, o britânico Jenson Button conseguiu apenas a 13ª colocação. A Williams, mais uma equipe tradicional em baixa, também ficou fora da briga pela pole, já que o venezuelano Pastor Maldonado terminou no 15º lugar do grid, à frente do finlandês Valtteri Bottas.

Ganhador das últimas seis etapas, Sebastian Vettel persegue o recorde de sete vitórias consecutivas estabelecido pelo compatriota Michael Schumacher em 2004. O italiano Alberto Ascari, mais um piloto da Ferrari, também venceu sete provas seguidas, mas seis na temporada de 1952 e uma já em 1953.

No Mundial de Construtores, a Red Bull também foi campeã de maneira antecipada, mas o segundo lugar, sinônimo de uma boa premiação, é disputado por Mercedes, Ferrari e Lotus. O Grande Prêmio de Abu Dhabi está marcado para as 11 horas (de Brasília) deste domingo.