X
Esportes

Dia Internacional do Surf: São Vicente é celeiro de talentos para o Brasil e o mundo

Munícipio é referência da modalidade na Baixada Santista, oferecendo aulas gratuitas a todas as gerações, desde iniciantes a adultos

Cidade é referência no quesito, oferecendo, através da Escolinha de Esportes Radicais da Prefeitura, ampla estrutura para lapidar novos talentos / Divulgação/PMSV

Nesta segunda-feira (20), é comemorado o 'Dia Internacional do Surf', modalidade a qual o Brasil é uma das grandes forças mundiais. E São Vicente faz jus ao título de primeira cidade deste País, sendo uma verdadeira potência nas ondas. Desde a década de 1970, o esporte toma conta das praias vicentinas. O Município já revelou grandes nomes para a modalidade, como Marcos Corrêa, Julia Santos e Lim Matheus, que hoje brilham nas ondas do Brasil e do mundo. Além de atletas que fizeram sucesso no passado. É o caso de Nino Matos, José Paulo e Mauricio Kuhne, conhecido como 'Orelha'.

A Cidade é referência no quesito, oferecendo, através da Escolinha de Esportes Radicais da Prefeitura, ampla estrutura para lapidar novos talentos. Um deles, por exemplo, é João Victor Santos, jovem de 16 anos que, recentemente, 'tirou uma folga' do surf para se aventurar como herói. O garoto notou um casal se afogando e conseguiu agir rapidamente antes que o pior acontecesse. 

Victor enfatiza que nada seria possível sem as técnicas aplicadas em aula. "Felizmente, consegui tomar uma decisão com agilidade e salvar o casal. Os recursos ensinados foram fundamentais. Caso contrário, eu não saberia como agir", explica o surfista, que afirmou ter passado por um dos episódios mais felizes de sua vida ao salvar o casal. "Espero que não aconteça novamente, claro, mas é algo que jamais esquecerei".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A união é um dos grandes elementos que chamam atenção no surf. A modalidade é uma ferramenta que abraça todos os segmentos da sociedade, buscando, especialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O subsecretário de Esportes, Wagner Paraguay, enaltece o trabalho dos profissionais do surf no Município. "Vivemos na primeira cidade do Brasil e precisamos fomentar esse esporte. Tudo isso é possível graças à turma de frente que temos, que é de excelência. Profissionais capacitados para trabalhar em qualquer lugar, e que nos ajudam a estimular essa modalidade tão importante, que cresce cada vez mais".

Atualmente, São Vicente conta com a unidade de esportes radicais, incluindo surf, localizada no Ilha Porchat Clube (Rua Alameda Paulo Gonçalves, 61). A escolinha atende alunos de todas as idades a partir dos sete anos, com níveis variados: iniciante, avançado e adulto. Se você quiser fazer parte, é simples. Basta realizar inscrição presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar um documento com foto, comprovante de residência, uma foto 3x4 e atestado médico. 

Dia Internacional do Surf - A data é celebrada, tradicionalmente, no dia 20 de junho.

A comemoração foi criada em 2004 pela Surf Rider Foundation e pela Surfing Magazine em alusão ao solstício de verão do hemisfério norte.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ação da Receita Federal e da PF termina com 498 kg de cocaína apreendidas no Porto de Santos

A droga estava escondida em uma carga de açúcar

Praia Grande

Caminhada da Adoção pretende mobilizar pessoas e informar sobre o tema

Evento acontecerá no dia 10 de julho, na praia do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software