X

Cotidiano

Prefeitura de São Vicente lança Carta de Serviços ao Cidadão

Disponível no site oficial do Município, documento reúne todos os serviços oferecidos à população

Jeferson Marques

Publicado em 18/06/2022 às 17:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeito de São Vicente comemora chegada de nova empresa na cidade / Facebook/Kayo Amado

Com o objetivo de fortalecer a transparência e o controle social, a Prefeitura de São Vicente lançou a Carta de Serviços ao Cidadão, nesta terça-feira (14). O documento reúne os mais de 300 serviços públicos oferecidos aos cidadãos pela Administração Municipal.
 
A Carta de Serviços está dividida em categorias e oferece todas as informações necessárias para a realização do atendimento. Os  serviços estão organizados com os seguintes tópicos: nome do serviço, o que é, quando solicitar, público-alvo, documentos necessários, prazo, taxas ou preço público, onde solicitar, etapas, legislação e secretaria responsável.
 
O prefeito Kayo Amado explica que a Carta de Serviços é de grande importância para a população. “Facilitar a vida do cidadão. É isso que a gente procura. Agora, os vicentinos podem encontrar de forma transparente e acessível todas as informações sobre os serviços que procuram. Descomplicar a relação prefeitura-cidadão. É disso que se trata.”
 
O documento foi produzido pela Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag). Para a secretária da Seplag, Talita Correa, a Carta é um importante instrumento de modernização da  oferta de serviços públicos, uma vez que a partir dela todos os serviços passam a ser revistos e aperfeiçoados periodicamente. 
 
“São Vicente passa agora a cumprir as exigências da Lei Federal, que estabelece à União, estados e municípios  a disponibilização da Carta de Serviços”, destacou Talita.
 
A organização do conteúdo foi feita em parceria com a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), com a diagramação do material e revisão textual. As informações da Carta foram fundamentais para organizar a seção de Serviços do site oficial do município. A área está disponível em www.saovicente.sp.gov.br/servicos
 
O conteúdo completo da Carta de Serviços, em formato de livro, também está disponível na categoria Transparência do site. Para acessar o arquivo, foi criado o link www.saovicente.sp.gov.br/carta-de-servicos.
 
Entenda o que é a Carta de Serviços
 
A Carta de Serviços é uma espécie de documento criado por organizações públicas que informam aos cidadãos quais são os serviços oferecidos e como eles podem ser acessados. O dispositivo está definido na Lei Federal n º 13.460/2017.
 
O documento produzido pela Prefeitura Municipal de São Vicente está organizado em 18 categorias:

Educação;
Saúde;
Benefícios e Cadastros Sociais;
Zeladoria e Limpeza Urbana;
Tributos e Impostos;
Trabalho e Renda;
Comércio e Empresas;
Alvarás e Licenças;
Moradia, Obras e Reformas;
Trânsito e Transporte;
Turismo, Esporte, Cultura e Lazer;
Meio Ambiente e Animais;
Licitações;
Processos Administrativos e Documentos;
Servidores e Aposentados;
Pesquisas e Estudos Acadêmicos;
Procon São Vicente;
Ouvidoria do Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter