X

Esportes

Ao som de “segunda divisão”, Flu vence econômico Verdão no Pacaembu

A economia acabou atingindo o futebol do time, derrotado por 1 a 0 no Pacaembu neste sábado

Publicado em 26/04/2014 às 23:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Fluminense só disputa a Série A neste ano graças à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e, em seu primeiro jogo como visitante no torneio, não escapou dos gritos de “segunda divisão”. Mas do outro lado estava o Palmeiras, campeão da Série B com uma política de contenção que pode tirar o artilheiro do clube. A economia acabou atingindo o futebol do time, derrotado por 1 a 0 no Pacaembu neste sábado.

Perto de acertar com o São Paulo, Alan Kardec alegou gastrite e não ficou nem no banco. Com o elenco que a economia do presidente Paulo Nobre permitiu, Gilson Kleina mandou a campo um time cheio de volantes, só com Leandro no ataque, e teve, novamente, Fernando Prass como o melhor em campo executando milagres.

O Tricolor carioca, por sua vez, tem um patrocinador que não o permite conter gastos. Foi da cara linha ofensiva que saiu o gol que mantém os 100% de aproveitamento do time, com Conca tocando para Fred e Rafael Sobis aproveitando para colocar a bola no fundo das redes, aos 44 minutos do primeiro tempo. O resto da partida foi de um Palmeiras raçudo, mas sem qualidade nem organização para evitar a derrota em seu primeiro jogo como mandante após voltar à elite nacional.

Só com os três pontos que somou na estreia apesar da má atuação em Criciúma, o Verdão tenta se recuperar às 16 horas (de Brasília) do dia 4, visitando o Flamengo no Maracanã. No próximo sábado, às 21 horas, o Fluminense, dono de seis pontos, também joga no Maracanã, diante do Vitória.

O jogo – Em meio à negociação que pode tirá-lo do Palmeiras, Alan Kardec foi o principal desfalque do time, juntando-se a Bruno César, Victorino e Thiago Martins, todos sem condições físicas. Com quem sobrou, Kleina resolveu iniciar a partida com três volantes e só Leandro no ataque, uma formação nada sedutora aos 11 mil torcedores que pagaram ingresso e enfrentaram frio nesta noite.

Não adiantou Valdivia chamar a responsabilidade, como se fosse o capitão na linha. Wesley se recusou a atender o pedido do técnico em se aproximar do chileno, preferindo ficar soltando e flutuando entre as intermediárias, e sobrou para Josimar mostrar toda a sua falta de qualidade ao tentar aparecer na frente. O resultado foi um time que insistia na ligação direta sem ninguém alto na frente para vencer pelo alto.

O Fluminense, então, tinha o que queria. Do meio-campo para trás, os atletas souberam aproveitar a permissão do árbitro às entradas duras sem marcar falta e deixavam Leandro, Marquinhos Gabriel e Valdivia sempre no chão, reclamando de dores. Foi questão de tempo para o toque de bola carioca acuar o Verdão em seu campo.

Não adiantou Valdivia chamar a responsabilidade, como se fosse o capitão na linha (Foto: Leandro Martins)

Valdivia se desesperava pedindo para o time ir à frente, buscando a organização que Kleina não conseguiu impor. Nas raras vezes em que tinha a bola, o chileno tocava de primeira para usar a velocidade de Leandro ou Marquinhos Gabriel. Aos 24, o camisa 10 conseguiu abrir para Marquinhos Gabriel levar perigo, mas era pouco.

O Fluminense assustava mais, e repetindo o que fez para vencer o Figueirense na estreia, usando seu trio ofensivo para tocar a bola no chão. Assim, parou em milagres de Fernando Prass nos chutes de Sobis e Conca. Aos 44 minutos, Conca lançou para Fred cruzar rasteiro para Sobis, e não adiantou o desvio do goleiro do Verdão para evitar o já previsível gol.

No banco, Kleina tinha o toque de bola de Mendieta para organizar o time, mas preferiu a inútil velocidade de Serginho no lugar de Josimar no intervalo. O Verdão só mostrou mais correria, e viu a tranquilidade e a qualidade do Fluminense seguirem superiores. Aos seis minutos, Fred isolou a chance do segundo gol quando tinha a meta vazia no rebote de mais uma grande defesa de Fernando Prass.

Kleina gastou suas duas substituições de forma errada, sem colocar o time à frente trocando Marquinhos Gabriel e Leandro por Diogo e Miguel, dois atacantes de origem, sendo Miguel alto, mas que não foram mais do que espectadores de luxo de novas intervenções de Fernando Prass para evitar uma derrota por placar maior, além de outra chance que Fred desperdiçou cabeceando para fora com o gol vazio, aos 38.

Extremamente tranquilo, o Fluminense tratou de adicionar desespero e nervosismo à nada inspirada atuação palmeirense, fazendo cera sempre que podia. De nada adiantavam a gritaria e os tapas que Valdivia dava em suas próprias pernas. O chileno e o torcedor só tiveram o que lamentar em seu primeiro jogo como mandante no Brasileiro do ano de seu centenário.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter