X

Educação

Secretaria de educação abre 1.020 vagas de cursos profissionalizantes nas escolas

Parceria vai oferecer a alunos do Ensino Médio 13 opções de formação do Via Rápida voltadas ao mercado de trabalho, além de ampliação da jornada integral na Baixada Santista

Publicado em 18/03/2014 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação acabam de lançar um novo programa que aumenta a permanência dos jovens nas escolas estaduais por meio da abertura de cerca de 20 mil novas vagas de cursos profissionalizantes para alunos do Ensino Médio. Na Baixada Santista, serão 34 turmas e 1.020 vagas.

Chamado de "Via Rápida - Educação Integral", o projeto é atrelado ao Programa Via Rápida Emprego do governo paulista, e vai oferecer 13 opções de formação diferentes em áreas como "Cuidando de Idosos", "Agentes de Turismo", "Gestor de Projetos Sociais" e "Organizador de Eventos". As aulas com o foco no mercado de trabalho serão oferecidas para a 3ª série do Ensino Médio, depois da grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.

No total, as vagas são distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras - de 30 alunos em cada sala - disponíveis para o "Via Rápida".

A previsão é que as aulas comecem até o final de abril. Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.

As aulas com o foco no mercado de trabalho serão oferecidas para a 3ª série do Ensino Médio (Foto: Divulgação)

"Com o Via Rápida, os nossos alunos do Ensino Médio têm mais uma opção de permanecer mais tempo na escola, seja por meio de um currículo diferenciado ou de cursos profissionalizantes que o preparem para o mercado. Fortalecemos o compromisso com a educação integral, pedagógica e social dos estudantes", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Além do "Via Rápida - Educação Integral", os diversos programas que ampliam a permanência dos alunos nas escolas da rede estadual somam em média de 250 mil alunos já contemplados.  Uma destas ações é o Novo Modelo de Ensino Integral, presente hoje em 182 escolas e com 55 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos.

O número atual é 11 vezes maior comparado aos 5 mil alunos participantes no início do programa em 2012. Estas unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e gratificação de 75% sobre o salário-base dos profissionais atuantes por causa da dedicação exclusiva.

Outro exemplo de jornada estendida é o Vence, programa que desde a criação já têm 65 mil matriculados. Nele, o estudante da rede acessa o Ensino Médio e, no horário oposto, cursos técnicos variados fornecidos por instituições conveniadas. Há ainda os 229 Centros de Estudos de Línguas (CELs) em que o aluno pode cursar até 7 idiomas diferentes: inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês, mandarim, francês. No ano passado, os centros chegaram a 68 mil participantes.  

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter