X

Educação

Jovens são a favor da reprovação de alunos nas escolas públicas

Segundo pesquisa, cerca de 90% vê o ato como uma forma de melhorar as pessoas e o Brasil

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/11/2013 às 14:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apesar dos investimentos dos últimos anos do país em educação, os índices ainda são bem baixos. De acordo com o Pnud – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, temos a 3ª maior taxa de evasão escolar entre cem países e, segundo dados coletados pela Pnad - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, apenas 50% concluem o ensino médio até os 19 anos, idade considerada "esperada".

Essa realidade também parece não agradar a juventude. Na pesquisa realizada pelo Nube, o resultado transpareceu a importância da discussão sobre o tópico. A pergunta, “Você é a favor das escolas públicas reprovarem alunos com baixo rendimento?”, visível no site entre 4 e 15 de novembro, contou com 7.495 votantes, entre 15 e 26 anos.

As opções de resposta abordavam quatro possibilidades. A grande vencedora “Sim, aprovar quem não sabe só traz prejuízos para a pessoa e para o Brasil”, obteve 64,27% dos votos; em segundo lugar “Sim, só deve passar quem se esforça e sabe do assunto”, ficou com 25,32% ; “Não, a educação é ruim e reprovar não vai mudar nada”, se manteve em terceiro, com 9,18% e “Não, isso irá lotar as salas de aula” finalizou na última posição, tendo recebido apenas 92 votos ou 1,23% do total.

De acordo com Henrique Ohl, analista de treinamento do Nube, ao avaliarmos as duas escolhas com maior votação, somando quase 90% dos participantes, notaremos dois pontos importantes. Primeiro, a maioria percebe a ineficiência do atual sistema de aprovação nas escolas públicas. “E isso é ótimo, afinal demonstra a insatisfação da população em relação à metodologia”, enfatiza. Segundo ponto, “grande parte (64,27%) acredita na falha no processo de ensino como exclusividade do sistema de aprovação, enquanto 25,32% crê no fato de o aluno ser co-responsável por seu aprendizado”.

Os jovens são a favor da reprovação de alunos nas escolas públicas (Foto: Divulgação)

Para ele, isso é interessante, pois mostra o interesse do estudante em envolver-se no próprio processo de aprendizagem, fator capaz de torná-lo mais responsável e apto para reivindicar, de maneira consistente e ativa, melhorias no quadro educacional brasileiro.

“Para uma educação satisfatória, devemos perceber o educando imerso em um contexto com várias influências para seu desenvolvimento, como família e relacionamentos”, explica Ohl. Segundo ele, o problema não é a aprovação automática, “mas sim, considerar apenas essa ação como suficiente para solucionar nossos problemas”, complementa.

Logo, outras iniciativas são necessárias e possíveis, como por exemplo, envolver e conscientizar os pais e os alunos no processo de aprendizagem e na importância dos estudos. “Considerando uma visão holística, se por um lado existem os desinteressados e, do outro, métodos insatisfatórios, encontrar uma maneira de alinhar expectativas da população e as possibilidades das instituições de ensino, pode ser uma das alternativas diferencias positivas frente às metodologias atuais”, conclui o analista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Autolotações dos morros de Santos irão integrar com o VLT a partir de quarta (1)

Operação integrada do VLT com as autolotações se dará da mesma forma como ocorre na frota de ônibus municipal

São Vicente

Demolição do Crei já está 60% concluída, em São Vicente

Antiga unidade de urgência e emergência dará lugar à nova UPA Central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter