X

Educação

Inscrições para vagas remanescentes do Pronatec começam no próximo dia 7

Para essa fase, basta ter Ensino Médio completo para se inscrever. Em Santos, Unimonte oferece nove opções nas áreas de Informática, Portos e Saúde

Publicado em 03/04/2014 às 11:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A partir da próxima segunda-feira (dia 7) e até domingo (dia 13), estarão abertas as inscrições on-line para vagas remanescentes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal. Para essa fase, não é mais obrigatório ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para os interessados, basta ter concluído o Ensino Médio.

São oferecidos gratuitamente cursos técnicos com duração entre 12 e 18 meses. Este ano, a novidade é a parceria com instituições de ensino privadas. Em Santos, a Unimonte aderiu ao Pronatec e oferece nove cursos gratuitos, distribuídos em vários períodos: Análises Clínicas, Análises Químicas, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Gerência de Saúde, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Logística, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos.

O site de inscrição é o www.sisutec.mec.gov.br. Nele, o candidato escolhe o curso de interesse e a instituição de ensino na qual quer estudar. Vale lembrar que é do candidato a responsabilidade de acompanhar o calendário oficial do Pronatec e de realizar a sua inscrição no link oficial. As instituições de ensino não podem garantir vagas.

Ensino Técnico | Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec visa ampliar e democratizar a educação profissional e tecnológica no País e aumentar as oportunidades de formação. A iniciativa, antes restrita a instituições federais e aos serviços nacionais de aprendizagem, está incluindo, de forma inédita, instituições privadas de ensino em 2014.

A partir da próxima segunda-feira (dia 7) e até domingo (dia 13), estarão abertas as inscrições on-line para vagas remanescentes do Pronatec (Foto: Reprodução)

Na parceria com o Governo Federal, a Unimonte fornece sua infraestrutura e corpo docente aos participantes do Pronatec, que poderão ter contato, mesmo em um curso técnico, com o universo de uma faculdade e seus espaços acadêmicos. O Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) estima que até 2015 o setor de indústria precisará de mais de 5 milhões de técnicos formados, sendo 2,5 milhões no Estado de São Paulo.

“O mercado precisa de profissionais qualificados em bons cursos técnicos. E é isso o que o Pronatec promove com a parceria juntos às universidades que já contam com infraestrutura, laboratórios e professores com formação acadêmica e experiência na vida profissional. Com uma profissão garantida, o aluno terá trabalho e recursos para custear a faculdade no futuro”, diz o professor José Ângelo Alvarez, responsável acadêmico do Pronatec na Unimonte. Mais informações podem ser obtidas em www.unimonte.br/pronatec.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter