X

LISTA

Não foi desta vez! 5 atores mais indicados ao Oscar e que nunca venceram

O Diário do Litoral separou uma breve lista com os nomes que mais deram zebra na maior premiação do cinema

Gabriel Fernandes

Publicado em 21/02/2024 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bradley Cooper em cena de 'Sniper Americano' / Warner Bros Pictures/Divulgação

Oscar e injustiça são duas palavras que andam juntas. Desde os primórdios da principal premiação do cinema, muitos sabem que existem artistas que a própria Academia já demonstrou indiretamente não gostar, como são os casos de Sylvester Stallone, Jim Carrey, Amy Adams, Glenn Close, Tom Cruise e Adam Sandler. Para esconder um pouco dessa atmosfera negativa, estes nomes acabam ganhando o chamado Oscar Honorário, que entra como um prêmio pelo conjunto da carreira, como ocorreu com Jackie Chan em 2016.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Também existem situações em que  os atores figuram na lista final de possíveis vencedores,mas nunca conseguiram vencer. Uma das situações mais emblemáticas aconteceu com a veterana Glenn Close, que apesar de ser nomeada em oito oportunidades jamais recebeu a estatueta.

É neste cenário que o Diário do Litoral separou uma breve lista com os cinco atores mais indicados ao Oscar e que nunca venceram o prêmio. Vale destacar que alguns deles assinam também como produtores, fazendo seu número de nomeações aumentarem, por conta da participação na categoria de melhor filme.

5 - Michelle Williams (5 Indicações)

Michelle Williams em 'Manchester a Beira Mar'Michelle Williams em cena de "Manchester a Beira Mar" (Sony Pictures/Divulgação)

Cada vez mais presente em várias produções em Hollywood, de "Venom" até "Manchester a Beira Mar", Williams já recebeu cinco indicações ao Oscar, inclusive por papéis marcantes como da grandiosa Marilyn Monroe. 

Nomeações como atriz: "Os Fabelmans", "Sete Dias com Marilyn", "Namorados para Sempre";
Nomeações como atriz coadjuvante: "Manchester à Beira-Mar" e "O Segredo de Brokeback Mountain". 

4 - Amy Adams (6 Indicações)

Amy Adams em cena de 'Trapaça'Amy Adams em cena de 'Trapaça' (Francois Duhamel/Columbia Pictures)

Considerada a versão feminina de Leonardo DiCaprio (que curiosamente fez par amoroso com ela em "Prenda-me Se For Capaz", sua grande estreia nos cinemas), Adams recebeu seis indicações nas categorias de atuação. Mas diferente dos casos mencionados, não chegou a ser favorita em nenhuma edição do maior evento de premiação do mundo.
Talvez a hora dela ainda chegue nos próximos anos.
Nomeações como atriz: "Trapaça";
Nomeações como atriz coadjuvante: "Retratos de Família", "Dúvida", "O Vencedor", "O Maestro" e "Vice".

3 - Glenn Close (8 Indicações)

Glen Close em cena de 'A Esposa'Glen Close em cena de 'A Esposa' (Sony Pictures Classics/Divulgação)

Muitos acharam que ela era a recordista de indicações sem vitórias, mas o nome posterior conseguiu bater uma das principais veteranas do cinema. Era quase certo que ela venceria por "A Esposa", em 2019, mas acabou inesperadamente perdendo para Olivia Colman em “A Favorita”. Provavelmente ela consiga um Oscar honorário em breve.

Nomeações como atriz: “A Esposa”, “Albert Nobbs”, “Ligações Perigosas”, “Atração Fatal”;
Nomeações como atriz coadjuvante: “Era uma vez um Sonho”, “Um Homem Fora de Série”, “O Rencontro” e “O Mundo Segundo Garp”.
 
2 – Peter O’Toile (8 Indicações)

Peter O'Toole em 'Lawrence da Arabia'Peter O'Toole em 'Lawrence da Arabia' (Horizon Pictures/Divulgação)

Assim como Glenn Close, O’Toile, que faleceu em 2013, recebeu oito indicações ao principal prêmio do cinema. Em 2003, a Academia resolveu dar um Oscar honorário para o protagonista de “Lawrence da Arábia”, que chegou a não querer o prêmio receber por ainda “estar na ativa”. 
Indicações como ator: “Uma Cara Muito Baratinado”, “O Substituto”, “A Classe Governante”, “Adeus, Mr. Chips”, “O Leão no Inverno”, “Becket, O Favorito do Rei” e “Lawrence da Arábia”;
Indicações como ator coadjuvante: “Venus”
 
1 - Bradley Cooper (12 Indicações)

Bradley Cooper em 'O Lado Bom da Vida'Bradley Cooper em 'O Lado Bom da Vida' (Paris Filmes/Divulgação)

Já está quase certo que ele não receberá nenhum prêmio por "Maestro", na noite de 10 de março. Por conta disso, Cooper terá emplacado 12 vezes que foi indicado, seja como produtor, ator e roteirista, mas sem sucesso em nenhuma delas.

Nomeações como ator: "O Lado Bom da Vida", "Trapaça", "Sniper Americano", "Nasce Uma Estrela", "Maestro";
Nomeações como produtor: "Sniper Americano", "Nasce Uma Estrela", "Coringa", "O Beco do Pesadelo", "Maestro";
Nomeações como roteirista: "Nasce Uma Estrela" e "Maestro".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter