X

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Jeferson Marques

Publicado em 22/04/2024 às 15:30

Atualizado em 22/04/2024 às 17:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vulcão em Santos? / Foto de Pixabay/Pexels

Dá para acreditar que Santos já teve um "vulcão", e que ele entrou em "erupção"? Pois bem, nos próximos parágrafos vamos explicar melhor essa história do bairro Macuco, um dos mais conhecidos da cidade.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O ano era 1896. Uma grande obra para o saneamento básica de Santos era feita no Macuco, assim como em outros bairros. As escavações precisavam ser profundas e era normal ver grandes crateras no meio das ruas.

Porém, em uma manhã de sol daquele 1896 os moradores do bairro levaram um susto tremendo, quando uma dessas crateras "explodiu" e começou a jorrar uma água de coloração escura, pedras, chamas amareladas e fumaça de cheiro forte. O fogo, aliás, chegou a mais de 10 metros de altura.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As pessoas acreditavam que se tratava de um vulcão e o pânico se espalhou de vizinho para vizinho. Muitos começaram a recolher seus pertences e a fugir dali. "Um vulcão no Macuco" era a notícia que se chegava também em outros bairros e em São Paulo, onde turistas desciam a serra para ver o tal fenômeno inédito (e inexplicável... ou quase...).

O "vulcão" ficou em erupção por cerca de um mês, quando "apagou" por conta própria. Mas, afinal, o que aconteceu?

Todo o lixo despejado nesta cratera ao longo do tempo se deteriorou e gerou gás metano, que é altamente inflamável. Com o  calor e movimentações do próprio solo, por conta das obras, aquilo explodiu, e ficou queimando, como dito acima, por quase um mês.

A verdade é que nunca existiu ou existe vulcão em Santos, e tudo não passou de desinformações e falta de conhecimento à época.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Cotidiano

Morte confirmada: adolescente de Guarujá é mais uma vítima da dengue

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), outras 17 mortes estão sob investigação.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter