Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Jeferson Marques

Publicado em 22/04/2024 às 15:30

Atualizado em 22/04/2024 às 17:29

Compartilhe:

Vulcão em Santos? / Foto de Pixabay/Pexels

Dá para acreditar que Santos já teve um "vulcão", e que ele entrou em "erupção"? Pois bem, nos próximos parágrafos vamos explicar melhor essa história do bairro Macuco, um dos mais conhecidos da cidade.

O ano era 1896. Uma grande obra para o saneamento básica de Santos era feita no Macuco, assim como em outros bairros. As escavações precisavam ser profundas e era normal ver grandes crateras no meio das ruas.

Porém, em uma manhã de sol daquele 1896 os moradores do bairro levaram um susto tremendo, quando uma dessas crateras "explodiu" e começou a jorrar uma água de coloração escura, pedras, chamas amareladas e fumaça de cheiro forte. O fogo, aliás, chegou a mais de 10 metros de altura.

As pessoas acreditavam que se tratava de um vulcão e o pânico se espalhou de vizinho para vizinho. Muitos começaram a recolher seus pertences e a fugir dali. "Um vulcão no Macuco" era a notícia que se chegava também em outros bairros e em São Paulo, onde turistas desciam a serra para ver o tal fenômeno inédito (e inexplicável... ou quase...).

O "vulcão" ficou em erupção por cerca de um mês, quando "apagou" por conta própria. Mas, afinal, o que aconteceu?

Todo o lixo despejado nesta cratera ao longo do tempo se deteriorou e gerou gás metano, que é altamente inflamável. Com o  calor e movimentações do próprio solo, por conta das obras, aquilo explodiu, e ficou queimando, como dito acima, por quase um mês.

A verdade é que nunca existiu ou existe vulcão em Santos, e tudo não passou de desinformações e falta de conhecimento à época.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

Cotidiano

Festa Inverno 2024 é estendida até 10 de agosto; saiba mais

O festival ocorre no Parque do Valongo, novo complexo turístico da cidade e a entrada é gratuita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter