X

Cotidiano

Publicações da Prefeitura de Santos em jornais são questionadas

O vereador oposicionista Evaldo Stanislau (PT) questionou ontem a forma como a Prefeitura faz as inserções publicitárias nos jornais impressos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/05/2014 às 00:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o aval da bancada de apoio do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a Câmara aprovou ontem um requerimento do vereador oposicionista Evaldo Stanislau (PT) questionando a forma como a Prefeitura faz as inserções publicitárias nos jornais impressos. O requerimento foi aprovado em votação simbólica, sem a contagem nominal dos votos.

Evaldo entende que o Executivo descumpriu a Lei Municipal 1.183/92 por não colocar a frase “Esta publicação está sendo custeada com o dinheiro do contribuinte”. Além do requerimento, o parlamentar da oposição encaminhou pedido de investigação ao Ministério Público.

Líder do governo, José Lascane (PSDB) explicou que os valores são inseridos nas artes enviadas aos jornais. Ainda segundo ele, os periódicos que mantêm projetos educacionais e de cidadania passaram a dar, a partir de 2013, anúncios gratuitos como contrapartida. “Antes, a Prefeitura era obrigada a comprar espaço nos jornais. Em 2013, a Secretaria de Comunicação e Resultados passou a pedir essa contrapartida”.

Adilson Júnior (PT) chegou a mostrar em plenário uma publicação na qual não constava o valor gasto para a publicação.

Requerimento foi debatido ontem em plenário (Foto: Luiz Torres/DL)

Já o governista Ademir Pestana (PSDB) considerou prematuro o encaminhamento do pedido de investigação ao Ministério Público e destacou o fato de o Governo Federal - comandado pelo PT, mesmo partido de Evaldo e Adilson - também investir maciçamente em anúncios, como os veiculados pela Petrobras e Caixa.

Para o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), embora Evaldo esteja cumprindo seu papel de fiscalizar o Executivo, “não se pode jogar com o nome de uma pessoa, colocando-a no descrédito”.

Mesma publicidade

Atendendo a um pedido de Lascane, Evaldo Stanislau se prontificou a dar a mesma publicidade, em plenário, caso o Ministério Público absolva o Executivo da acusação. Evaldo ainda questionou o valor gasto em janeiro pela Prefeitura em anúncio: R$ 458.795,16. “Se essa verba fosse usada na Saúde seria melhor”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter