X

Cotidiano

Prefeitura entrega à Câmara projeto de lei do IPTU 2014

Imoveis residenciais e comerciais terão correção de 5,58%. Proposta deverá ser votada pelo Legislativo nas próximas sessões

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/11/2013 às 19:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário municipal de Finanças, André Takagochi Rinaldi, entregou na tarde desta sexta-feira (29) ao presidente da Câmara Municipal, vereador Wagner Moura dos Santos, o projeto de lei complementar que dispõe sobre a Planta Genérica de Valores do Município (PGV), que determina o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2014.

De acordo com a proposta, que deverá ser votada pelo Legislativo nas próximas sessões, imóveis residenciais e comerciais sofrerão apenas a correção monetária do período, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 5,58%. Com base na correção da planta genérica, o projeto prevê reajuste de até 30% para o setor industrial e terrenos vazios.

Na mensagem explicativa do projeto, a prefeita Marcia Rosa explica que a correção é condição imprescindível à luz da legislação vigente, além de lembrar que a queda brusca nos índices de transferência do ICMS forçou a tomada de medidas urgentes de diversificação da receita. Dentre elas, a atualização da PGV, defasada desde 2002. Este trabalho foi feito com base em estudos de empresa especializada, contratada por licitação pública.

A Prefeitura de Cubatão entregou à Câmara projeto de lei do IPTU 2014 (Foto: Divulgação/PMC)

“Este é um esforço para recomposição das finanças da Cidade, permitindo a ampliação de políticas públicas. O IPTU cubatense ainda é um dos menores do Estado, o mesmo acontecendo com a alíquota aplicada sobre o valor venal, e o contribuinte terá desconto de 5% caso opte pelo pagamento em cota única. Já as indústrias podem aderir ao IPTU do Bom Empreendedor, que concede descontos para empresas que contratam mão-de-obra local e compram do comércio da Cidade, por exemplo”, diz a chefe do Executivo.

Outra medida importante no projeto é a que impede novos aumentos do IPTU nos anos seguintes a 2014, já que a proposta estabelece que este só será reajustado pela correção monetária. O impedimento apenas não se aplicará aos terrenos vazios, estimulando a construção, o crescimento economico e a redução do déficit habitacional.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, a expectativa é que os carnês comecem a chegar aos contribuintes na segunda quinzena de dezembro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter