X

Saúde

Testes para desenvolver vacina contra dengue vão até outubro em Santos

A pesquisa consiste na coleta de sangue para realização de diversos exames em pacientes com dengue

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/04/2014 às 23:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Até outubro, os pacientes que passarem pelo Pronto Socorro do Hospital Ana Costa, em Santos, e forem notificados com testes positivos de dengue serão convidados a participar da pesquisa sobre vacina da doença, colaborando com o desenvolvimento da estratégia para a imunização. A pesquisa pretende estudar 100 casos de dengue em pacientes adultos e 75 casos em crianças.

O Hospital Ana Costa participa da pesquisa sobre a vacina da dengue, coordenada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em parceria com o Ministério da Saúde.

Denominada “Identificação de células infectadas pelo vírus da Dengue e resposta imunológica celular na fase aguda da doença”, a pesquisa tem o objetivo de determinar a melhor estratégia para a introdução da vacina contra a dengue no Brasil. Em Santos, a pesquisa tem coordenação do Chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Ana Costa, Dr. Evaldo Stanislau, também vereador da Câmara Municipal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ele é responsável por viabilizar a implementação dos testes em pacientes com sorologia positiva para dengue.

Como funciona?

A pesquisa consiste na coleta de sangue para realização de diversos exames em pacientes com dengue, em um período de até 80 dias após o diagnóstico. Os exames acontecerão em seis oportunidades, sendo cinco delas enquanto o paciente estiver doente e última coleta quando já estiver bem.

Exames acontecem em seis períodos distintos (Foto: Divulgação)

Os exames vão mostrar como as células do corpo reagem ao vírus. O material coletado é enviado no mesmo dia para o laboratório da FMUSP, responsável por dar andamento ao estudo.

Ao participar do projeto, o paciente do HAC contribui com a pesquisa científica, para que médicos e pesquisadores entendam como o corpo humano defende-se do vírus e auxiliam, assim, a desenvolver a pesquisa de São Paulo, que estuda a doença e a futura vacinação em todo o Brasil. Entre as estratégias a serem estudadas para a vacinação estão público alvo, faixa etária, periodicidade etc.

FMUSP

Paralelamente à pesquisa do HAC, que é voltada apenas à determinação da estratégia para introdução da vacina no Brasil, a FMUSP, em São Paulo, já recruta voluntários para a primeira etapa de vacinação.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantã e é composta por quatro tipos de vírus da dengue vivos, porém enfraquecidos. Eles são capazes de produzir anticorpos e, assim, imunizar contra a doença.

HAC e dengue

Desde 2004, o Hospital Ana Costa vem participando de inúmeros estudos, auxiliando o combate à dengue.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Morre Morgan Spurlock, cineasta conhecido por ter feito a 'Dieta de Mc Donalds'

Ele ganhou os holofotes com o documentário 'Super Size Me: A Dieta do Palhaço'

Praia Grande

Para enfrentar o bullying, Praia Grande discute plano de ação

Objetivo é conscientizar a população e informar sobre os canais de denúncia e apoio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter