X

Saúde

Santos está em estado de alerta para a dengue

Neste ano epidemiológico, iniciado em julho passado, até ontem, dia 14, foram confirmados 111 casos. Municípios como Guarujá e Bertioga e até São Paulo também já estão em alerta

Publicado em 15/04/2014 às 10:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Novos critérios adotados pelo Ministério da Saúde apontam que  Santos está em alerta quanto ao número de casos de dengue. Antes, considerava-se apenas a situação de epidemia, quando se atingia um caso para cada mil habitantes, o que em Santos equivale a 433 casos. Agora, 20% deste número, o que corresponde a 87 casos, servem para indicar o alerta. Neste ano epidemiológico, iniciado em julho passado, até ontem, dia 14,  foram confirmados 111 casos. Municípios como Guarujá e Bertioga e até São Paulo também já estão em alerta.

O período crítico de epidemia, que costuma ser em março, pode ter pico tardio este ano, entre abril e maio, devido ao forte calor dos primeiros meses do ano e as chuvas que demoraram a chegar. “Não é porque o outono começou que devemos baixar a guarda. Nesta época começam também as doenças respiratórias e os sintomas, como dor no corpo, podem ser confundidos, por isso o mais importante é sempre procurar avaliação médica e não descuidar da hidratação. Não podemos deixar que os casos evoluam para as formas graves da doença”, explica o secretário de saúde, Marcos Calvo.

 No último ano epidemiológico, a cidade registrou 111 casos de dengue (Foto: Divulgação)

Treinamento e prevenção

Além do trabalho de prevenção realizado pelos agentes de controle de vetores, a Secretaria Municipal de Saúde promove atualização de protocolo de atendimento junto a médicos e enfermeiros. Entre os pontos destacados pela equipe da Vigilância está a mudança de sintomas. Hoje um paciente com dengue nem sempre apresenta febre e muitos se queixam, por exemplo, de dores abdominais. Outra medida adotada pela Prefeitura é a prestação de atendimento nas unidades básicas sem necessidade de agendamento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anchieta-Imigrantes passará por pavimentação a partir desta segunda

Recuperação da sinalização vertical, de placas e poda de árvores estão entre os trabalhos previstos pela Ecovias

Cotidiano

Obras da estação de passageiros, em Santos, entram em nova fase

Reforma visa a modernização de toda a estrutura; horários previstos de saída das embarcações poderão sofrer alterações

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter