X

Saúde

Saúde propõe avanços no pré-natal com capacitação em testes rápidos para DSTs

A Secretaria Municipal de Saúde conclui nesta sexta-feira a capacitação da segunda turma de profissionais aptos a realizar testes rápidos de DSTs.

Publicado em 28/03/2014 às 11:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria Municipal de Saúde conclui nesta sexta-feira (28) a capacitação da segunda turma de profissionais aptos a realizar testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), que estava ocorrendo desde quarta-feira (26) na Unimonte.
O próximo está agendado para os dias 2, 3 e 4 de abril, das 8h às 17h, oferecendo mais 30 vagas para médicos e enfermeiros das unidades básicas e de saúde da família dos bairros, e das maternidades públicas e privadas.

O teste rápido permite o diagnóstico do vírus HIV. Já no caso de sífilis e hepatites (B e C), o exame é de triagem, ou seja, detecta o anticorpo para posterior exame de confirmação. Entre os temas abordados estão a confiabilidade dos testes e a forma adequada de fazer o aconselhamento do paciente.

“Nossa prioridade no momento é disponibilizar o teste rápido para gestantes e parceiros, trazendo agilidade no diagnóstico e uma intervenção imediata para intervir na cadeia de transmissão”, detalha a enfermeira Tânia Ramos Amaral.

O próximo está agendado para os dias 2, 3 e 4 de abril, das 8h às 17h, oferecendo mais 30 vagas para médicos e enfermeiros das unidades básicas e de saúde da família dos bairros, e das maternidades públicas e privadas

As sorologias devem ser feitas no primeiro e no terceiro trimestre da gestação durante o pré-natal, tanto na rede básica pública, quanto nos consultórios particulares. A oferta do teste rápido na maternidade, na hora da internação, permite verificar com exatidão o resultado no momento do parto, quando intervenções também podem ser feitas para garantir a saúde do bebê.

A primeira turma capacitou 25 profissionais no final do ano passado. A iniciativa é coordenada pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado. Apoio: Unimonte. Informações: 3229-8799, com Rita Gisela.

Foto: Susan Hortas

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter