X

Saúde

Santos alerta para baixa cobertura vacinal de sarampo e gripe

Importante lembrar que a campanha contra o sarampo é destinada mesmo para aquelas que tenham o esquema vacinal completo contra a doença

Da Reportagem

Publicado em 27/04/2022 às 08:15

Atualizado em 27/04/2022 às 09:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Iniciadas há cerca de um mês, as campanhas de vacinação contra o sarampo e contra a gripe apresentam cobertura baixa em Santos, o que causa preocupação às autoridades sanitárias. 

A vacinação contra o sarampo, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, atingiu 12,1% desse público até esta terça-feira (26). A meta é vacinar 95% da população-alvo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Importante lembrar que a campanha contra o sarampo é destinada mesmo para aquelas que tenham o esquema vacinal completo contra a doença, o que servirá como um reforço. Santos tem três casos suspeitos de sarampo, cuja confirmação ou descarte da hipótese só é feita a partir do retorno de exames laboratoriais por parte do Instituto Adolfo Lutz.

Todos os pacientes tiveram boa evolução clínica e a Secretaria de Saúde, assim que foi notificada dos casos suspeitos, fez o bloqueio por meio de vacinação junto às pessoas que tiveram contato com esses pacientes e também em todos os moradores da mesma quadra onde vivem os possíveis contaminados.

Os trabalhadores da saúde que possuem esquema vacinal incompleto contra o sarampo também podem se imunizar.

GRIPE

Com relação à campanha de vacinação contra a gripe, o cenário é parecido: 17,5% da população-alvo, formada por pessoas a partir de 60 anos, procurou os postos de vacinação. A vacina é trivalente, protegendo contra as últimas mutações dos vírus Influenza B, Influenza A H1N1 e A H3N2, que mais circulou entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os trabalhadores da saúde também fazem parte do público-alvo desta campanha.

"Tanto o sarampo quanto a gripe são doenças que matam e a vacinação é eficaz para evitar casos graves e mortes. Uma pessoa vacinada pode até pegar a doença, mas desenvolve um quadro clínico leve. As vacinas estão disponíveis diariamente nas policlínicas, das 8h às 16 horas e fazemos um apelo para que compareçam", afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

DIA D

Neste sábado (30), das 9h às 15h30, a Prefeitura de Santos realizará o Dia D de Vacinação contra a gripe e o sarampo, com abertura de alguns postos para que os índices de vacinação ampliem, em especial junto à população que tem mais dificuldade em comparecer nos dias úteis.

Para a gripe, haverá ampliação de grupo, com a inclusão das crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas. Para o sarampo, permanecem os mesmos públicos-alvo, conforme orientação do Ministério da Saúde.

DOCUMENTAÇÃO

Para se vacinar, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência em Santos. Para as crianças, é recomendável ainda apresentar a carteira de vacinação para que possa ser atualizada caso haja doses de outras vacinas em atraso.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Operação 'Pare e Siga' será implementada na Ponte dos Barreiros, em São Vicente

Concessionária Paulitec-Agis solicitou uma nova implementação da operação de trânsito

Cotidiano

Vai subir ou descer a serra? Anchieta-Imigrantes registra pontos de lentidão

Motivo se dá pelo excesso de veículos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter