X

DIA DO HOMEM

Público masculino busca cada vez mais as cirurgias plásticas

Cirurgiã explica quais são os procedimentos mais desejados pelos homens, como eles se comportam e os cuidados importantes

Da Reportagem

Publicado em 15/07/2022 às 15:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

15 de julho é marcado como Dia Nacional do Homem para lembrar os cuidados importantes quanto à saúde / Divulgação

Foi-se o tempo em que apenas as mulheres buscavam melhorar a aparência e recorriam a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Hoje em dia é cada vez mais comum o interesse dos homens por esses assuntos. E os cuidados com o visual deixaram de ser exclusividade do público feminino.

Aliás, a data de 15 de julho é marcada como Dia Nacional do Homem, justamente para lembrar os cuidados importantes quanto à saúde e o bem-estar masculino.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), em um período de 5 anos, a busca dos homens por cirurgia plástica quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora. Números realmente contundentes.

"Esse é um movimento crescente nos últimos anos, facilmente notado nos consultórios de cirurgia plástica. Cada vez os homens estão cuidando mais do corpo, investindo na sua aparência física e realizando mais cirurgias estéticas do que em outras épocas", explica a cirurgiã plástica Thamy Motoki, de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

E se no Brasil os números de cirurgias em homens não para de crescer, no mundo o cenário também é igual. "Estatísticas da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) mostram que em 2020 foram realizadas 1.384.883 cirurgias plásticas estéticas em homens (13,4% do total) em todo o mundo", ressalta a médica.

Pois é, parece que eles deixaram, mesmo, de lado o preconceito e estão empolgados em transformar o que incomoda na aparência. "No geral, as cirurgias mais procuradas pelo público masculino são blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), lipoaspiração e correção de ginecomastia (quando há o aumento das mamas)", explica a médica.

Mas, se eles têm demonstrado muito interesse nos cuidados estéticos, também rola aquele medo de partir para uma mesa de cirurgia. De acordo com a Dra. Thamy, muitos homens se empolgam, mas quando vai chegando perto da data agendada para o procedimento, acabam, muitas vezes, adiando a intervenção. Bem diferente do que acontece com as mulheres, que ficam ansiosas para resolver logo a questão. "Os homens adiam bastante a cirurgia, mas por fim, quando decidem operar e depois enxergam os resultados ficam bastante satisfeitos", conta a especialista.

E se eles sentem um pouco de medo antes da cirurgia, o pós-operatório acaba sendo, de certa forma, tranquilo para os homens. Por sua experiência, a Dra. Thamy conta que o público masculino consegue lidar bem com os cuidados pós-cirúrgicos. "A famosa frase "homem não chora" entra em ação. Às vezes reclamam um pouco do uso das malhas cirúrgicas, mas nada que atrapalhe a evolução pós-operatória", brinca a profissional.

Depois que observam os resultados e percebem que cirurgia plástica não é assim, um bicho de sete cabeças, os homens acabam até se empolgando, como já acontece com as mulheres. E depois de uma primeira intervenção, muitos deles retornam para melhorar alguma outra região do corpo e ficar com a autoestima mais elevada. "Eles ficam empolgados querendo melhorar cada vez mais a aparência", pontua a cirurgiã.

Ainda assim, apesar da vontade de se cuidar e corrigir coisas que causam incômodos ou até traumas e complexos (como no caso do aumento das mamas, por exemplo), sempre é preciso ter cuidado e muita segurança na hora de optar por uma cirurgia plástica.

"O primeiro passo é procurar um cirurgião (ã) plástico capacitado e de confiança para se consultar. Em segundo lugar, o paciente deve esclarecer com seu médico(a) todas as dúvidas, até mesmo aquelas que ele possa considerar "bobas". Sempre digo aos meus pacientes que para operar deve haver 100% de certeza e nenhuma dúvida. O planejamento pré-operatório em conjunto com o cirurgião(ã) é superimportante. Entender como será a cirurgia, o pós-cirúrgico e a recuperação ajudam bastante a enfrentar as etapas de todo o processo", aconselha Thamy Motoki.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter