X

Saúde

Guarujá mantém alerta no combate a Dengue e pede apoio da população

Mesmo com o final da epidemia, a Secretaria da Saúde alerta sobre continuar o trabalho preventivo dentro das casas

Publicado em 09/08/2013 às 10:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O final do epidemiológico da Dengue – junho de 2013, não significa que a população deve baixar a guarda no combate ao mosquito aedes aegypti. A Prefeitura alerta que, com o inverno, a Cidade não está livre dos criadouros. A População não deve deixar de fazer a manutenção de rotina, para que o Município não tenha um numero maior de casos no ano que vem. A atenção se justifica também pelo número de casos em plena época de baixas temperaturas. Entre junho e julho, Guarujá contabilizou 24 casos de Dengue.

“Apesar de ser apontada antecipadamente pelo Índice de Breteau de 2012, como uma das cidades que entraria em epidemia por Dengue nesse ano, Guarujá contou com o empenho da população, combateu arduamente e tivemos número de casos muito inferior ao previsto e até mesmo que outras cidades da região que não apontados pelo IB. Mesmo com todos os esforços da população e da equipe de combate a Dengue, a Cidade registrou 1.680 casos, queremos reverter e para isso precisamos manter atenção”, explica o Diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antonio Chagas da Conceição.

Mutirões foram realizados em diversos bairros da Cidade (Foto: Pedro Rezende/PMG)

O Índice de Breteau é determinado a partir do trabalho da equipe de Controle e Combate a Dengue, que visita as residências e promove a pesquisa larvária, os dados formam esse índice. Nessa pesquisa in loco, a equipe encontrou focos e locais propícios a criadouros em pratos de planta, latas, frascos e peças de sucata.

Inicio de novos trabalhos – Nesta sexta-feira (9), a equipe da Vigilância em Saúde se reunirá para a elaboração do Plano de Ação de Combate à Dengue focado em 2013/2014. O plano estabelece as ações e metas dos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da doença. NO entanto, a medidas no Município não são concentradas apenas no período epidemiológico. A Cidade realiza ações ininterruptamente.

Os cuidados de vigilância em casa devem ser constantes. O munícipe pode denunciar supostos focos de criadouros ou pedir orientação sobre a dengue de três formas: Disque-Dengue (0800 779 8000), Controle e Combate à Dengue (3341-6569) ou pelo e-mail [email protected].

Guarujá em ação – Este ano, mais de 15 mil moradias foram visitadas com as ações de mutirões, nos fins de semana e no trabalho casa a casa realizado diariamente. Durante os mutirões, a equipe promoveu a telagem de caixas d’água e ainda a nebulização manual. Além dos bairros, a equipe que contou apoio com o Exército e vistoriou as empresas portuárias.

Guarujá também recebeu o apoio da Sucen que encaminhou dois veículos nebulizadores. O Município também ampliou o atendimento nas unidades de Saúde. A Prefeitura optou por abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas), para atendimento exclusivo às pessoas com suspeita de dengue, aos sábados, das 8 horas ao meio-dia, até o término do período epidêmico. Além disso, abriu uma ala anexa na UPA Dr. Matheus Santamaria (PAM Rodoviária) destinado à hidratação endovenosa exclusivo para pacientes com dengue.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Evento no Orquidário irá ensinar educação ambiental neste domingo (5)

Simultaneamente ao evento será realizada mais uma edição da Feira Orgânica no parque zoobotânico, realizada sempre aos domingos, a partir das 9h

Variedades

'O Auto da Compadecida 2' ganha teaser trailer

Longa contará com o retorno de Selton Mello e Matheus Nachtergaele

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter