Saúde

Guarujá mantém alerta no combate a Dengue e pede apoio da população

Mesmo com o final da epidemia, a Secretaria da Saúde alerta sobre continuar o trabalho preventivo dentro das casas

Publicado em 09/08/2013 às 10:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O final do epidemiológico da Dengue – junho de 2013, não significa que a população deve baixar a guarda no combate ao mosquito aedes aegypti. A Prefeitura alerta que, com o inverno, a Cidade não está livre dos criadouros. A População não deve deixar de fazer a manutenção de rotina, para que o Município não tenha um numero maior de casos no ano que vem. A atenção se justifica também pelo número de casos em plena época de baixas temperaturas. Entre junho e julho, Guarujá contabilizou 24 casos de Dengue.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Apesar de ser apontada antecipadamente pelo Índice de Breteau de 2012, como uma das cidades que entraria em epidemia por Dengue nesse ano, Guarujá contou com o empenho da população, combateu arduamente e tivemos número de casos muito inferior ao previsto e até mesmo que outras cidades da região que não apontados pelo IB. Mesmo com todos os esforços da população e da equipe de combate a Dengue, a Cidade registrou 1.680 casos, queremos reverter e para isso precisamos manter atenção”, explica o Diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antonio Chagas da Conceição.

Continua depois da publicidade

Mutirões foram realizados em diversos bairros da Cidade (Foto: Pedro Rezende/PMG)

O Índice de Breteau é determinado a partir do trabalho da equipe de Controle e Combate a Dengue, que visita as residências e promove a pesquisa larvária, os dados formam esse índice. Nessa pesquisa in loco, a equipe encontrou focos e locais propícios a criadouros em pratos de planta, latas, frascos e peças de sucata.

Continua depois da publicidade

Inicio de novos trabalhos – Nesta sexta-feira (9), a equipe da Vigilância em Saúde se reunirá para a elaboração do Plano de Ação de Combate à Dengue focado em 2013/2014. O plano estabelece as ações e metas dos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da doença. NO entanto, a medidas no Município não são concentradas apenas no período epidemiológico. A Cidade realiza ações ininterruptamente.

Os cuidados de vigilância em casa devem ser constantes. O munícipe pode denunciar supostos focos de criadouros ou pedir orientação sobre a dengue de três formas: Disque-Dengue (0800 779 8000), Controle e Combate à Dengue (3341-6569) ou pelo e-mail [email protected].

Guarujá em ação – Este ano, mais de 15 mil moradias foram visitadas com as ações de mutirões, nos fins de semana e no trabalho casa a casa realizado diariamente. Durante os mutirões, a equipe promoveu a telagem de caixas d’água e ainda a nebulização manual. Além dos bairros, a equipe que contou apoio com o Exército e vistoriou as empresas portuárias.

Continua depois da publicidade

Guarujá também recebeu o apoio da Sucen que encaminhou dois veículos nebulizadores. O Município também ampliou o atendimento nas unidades de Saúde. A Prefeitura optou por abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas), para atendimento exclusivo às pessoas com suspeita de dengue, aos sábados, das 8 horas ao meio-dia, até o término do período epidêmico. Além disso, abriu uma ala anexa na UPA Dr. Matheus Santamaria (PAM Rodoviária) destinado à hidratação endovenosa exclusivo para pacientes com dengue.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software