X

Saúde

Cuidados com as pulgas devem ser mantidos no inverno

Além do tratamento em animais de estimação, donos dos pets precisameliminar possíveis focos de infestação dentro do ambiente de casa

Publicado em 27/05/2015 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quem já conviveu com pulgas em casa, jamais vai desejar passar por esta experiência novamente. No entanto, com a chegada da estação mais fria do ano, é muito comum que algumas pessoas descuidem do controle da praga. Com isso, alguns casos de reproliferação acabam ocorrendo nessa época do ano, principalmente em casas e apartamentos com animais de estimação.

Juliana Witkowski, esclarece que apesar de parecerem inofensivos, esses insetos oferecem riscos à saúde humana. “A picada de pulgas pode desenvolver dermatite alérgica e também pode se tornar vetor de algumas doenças bacterianas mais severas como a Tifo”, afirma.

Por isso, a especialista alerta que além da realização de tratamento periódico nos pets, as pessoas precisam ficar muito atentas com o cuidado e controle das infestações em ambientes domésticos propícios ao desenvolvimento das pulgas. Geralmente o inseto deposita seus ovos, que posteriormente eclodem em pisos, rodapés, ralos, frestas em paredes e lixeiras.

Alguns casos de reproliferação acabam ocorrendo nessa época do ano (Foto: Divulgação)

De acordo com Witkowski, o controle da praga, para ser bem sucedido, deve ocorrer de forma simultânea em todos esses locais. “É muito importante limpar tapetes, frestas de tacos e assoalhos utilizando-se aspirador de pó, vedar possíveis frestas e fendas do ambiente, além de rejuntar pisos e revestimentos mal acabados. O controle de pulgas é um processo sistemático que exige acompanhamento constante”, complementa.

A coordenadora conta também que em uma infestação de pulgas, o que se predomina são as formas imaturas do inseto, como ovos e larvas, os quais são praticamente imperceptíveis à vista do homem. “Isto significa que, quando conseguimos visualizar as pulgas adultas, a infestação encontra-se em nível elevado”.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Santos fecha temporada de cruzeiros com mais de 1 milhão de passageiros

É o melhor registro do segmento nos últimos 12 anos

Cotidiano

Temporais que destroem o Sul do País podem chegar ao litoral de SP?

A Região Sul do Brasil vive nos últimos dias um dos piores momentos de sua história

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter