X

Saúde

Baixada Santista vacina mais de 20 mil crianças em dia D

Um novo Dia D está agendado para o próximo dia 18 na região

Rafaella Martinez

Publicado em 07/08/2018 às 11:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A população-alvo é de 90.824 crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos e a meta é vacinar pelo menos 95% desse público / Divulgação/Ministério da Saúde

Mais de 21 mil crianças – o equivalente a cerca de 23% da meta da região – foram vacinadas no primeiro Dia D contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo.  Um novo Dia D está agendado para o próximo dia 18 na região. A população-alvo é de 90.824 crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos e a meta é vacinar pelo menos 95% desse público. Não podem ser vacinadas crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento para leucemia e pacientes oncológicos.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que no último sábado foram aplicadas 3600 doses da vacina contra poliomielite e 3600 doses da vacina de SCR, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Neste primeiro Dia D, a Sesau atingiu cerca de 20% da meta estipulada para toda a campanha.

Já em Santos, o primeiro dia de vacinação  teve 2.692 crianças de um ano a menores de cinco anos imunizadas em Santos, com total de 5.384 doses aplicadas. A campanha segue até dia 31, de segunda a sexta-feira, em 17 ­policlínicas.

No Município, a meta é imunizar 16 mil crianças, mesmo aquelas que já tomaram as doses das vacinas anteriormente, ressalta a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras. “É importante porque estamos prevenindo duas doenças que são altamente contagiosas e não queremos que elas cheguem em nossa Cidade. Também estamos atualizando a carteirinha de vacinação”.

A meta em Itanhaém é imunizar 5.388 crianças. No dia D foram aplicadas 1.025 doses contra poliomielite, que representa 19,55% de cobertura. Já contra sarampo foram 1.051, que representa 20,5%. A partir de amanhã, o Município estará vacinando as crianças em creches e escolas municipais mediante autorização dos pais.

Em Guarujá, o saldo foi de cerca de seis mil doses aplicadas nos 22 postos que estiveram disponíveis à população, entre unidades básicas (UBSs) e de saúde da família (­Usafas).

Contra a pólio foram imunizadas 2.920 crianças, ou seja, 16,98% de cobertura vacinal e contra o sarampo, o total de doses chegou a 2.895, com 16,84% de vacinados. Deste modo, o Município teve 5.815 doses aplicadas das vacinas. A meta do Município é de que sejam vacinadas 17.422 crianças, dentro desta faixa etária. A vacinação contra pólio e sarampo continua até 31 de agosto.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Guarujá, Ana Terezinha Lopes Plaça, é importante que os pais levem seus filhos para se vacinar. “A vacina é a melhor forma de prevenir contra as doenças, que podem levar a um quadro grave de internação ou até a morte”, alerta.

Com 1.466 crianças vacinadas, Cubatão registrou no primeiro Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo um índice de 20,72% da meta, que é imunizar 7.075 crianças. O objetivo equivale a 95% das 7.291 crianças dessa faixa etária residentes em Cubatão.

Durante a semana, a campanha será realizada em 14 postos. São eles as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 31 de Março, Jardim Casqueiro, Jardim Nova Republica, Área 5 e Vila Nova; e as Unidades de Saúde da Família (USFs) Vale Verde, Ilha Caraguatá, Vila dos Pescadores, Vila São José, Cota 200, Cota 95, Morro do Índio, Pilões e Mário Covas. 

Outras cidades

A cidade de Mongaguá estima vacinar 2.692 crianças ao longo da campanha. No último sábado foram aplicadas 521 doses contra a poliomielite e 524 doses contra o sarampo. Com esses números, o município atingiu 19,25% de cobertura vacinal.

Em Bertioga, foram aplicadas 383 doses no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, sendo 10,91% da meta da vacinação contra Pólio, e 10,85% da SCR.

Já Peruíbe vacinou 646 crianças contra a poliomielite e 633 contra o sarampo. A campanha continua de segunda a sexta nas unidades na UBS Caraguava, UBS Parque do Trevo, UBS Veneza e na Casa da Mulher.

Novo Dia D

No próximo dia 18, também um sábado, haverá outro dia de mobilização na Baixada Santista. As cidades de Santos, Guarujá, Itanhaém e Cubatão já confirmaram a adesão. Nesta última, mais quatro unidades, além das listadas acima, irão participar. São elas as UBSs Vila Natal e CSU e as USFs Água Fria e Vila Esperança (CAIC). Nos dias D, as 18 unidades trabalharão das 8 às 17 horas e exclusivamente para a vacinação contra poliomielite e sarampo.

O posto volante volta a atuar no segundo dia na Pastoral da Criança da Vila Elizabeth, Associação dos Moradores da Pedreira e no  Posto Paulínea.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter