X

Cultura

Giralivro será ampliado para mais duas estações do VLT em São Vicente

A partir desta quarta-feira (20), passageiros poderão retirar gratuitamente obras variadas disponíveis em programa da EMTU

Luana Fernandes

Publicado em 19/03/2024 às 15:29

Atualizado em 19/03/2024 às 16:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos foi o primeiro município da Baixada Santista a receber o programa / Divulgação

O Programa Giralivro ganhou dois novos locais de retirada: as estantes foram montadas nas estações Emmerick e São Vicente do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos). A iniciativa é da EMTU, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, BR Mobilidade e o Programa Viva Leitura Viva.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O programa Giralivro da EMTU é uma iniciativa de incentivo à leitura entre os passageiros do transporte metropolitano. Os livros são disponibilizados gratuitamente em estantes e podem ser retirados ou doados. O programa terá início às 10h e, em homenagem ao Mês da Mulher, contará com a presença das escritoras Christiane Andréa, Cynthia Panca e Ivy Faria.

“O crescimento desse programa é uma prova do interesse pela leitura, e compartilhar as obras já lidas colabora ainda mais para tornar agradável a viagem dos passageiros, além de ajudar no aprendizado e na saúde mental da população”, afirma Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Santos foi o primeiro município da Baixada Santista a receber o programa, em parceria com a Prefeitura, lançado no final de outubro de 2023 em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10) nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT.

Depois foi a vez das estações Barreiros e José Monteiro, em São Vicente. As estantes de livros ficam disponíveis de forma permanente e são reabastecidas periodicamente com novos exemplares. Até agora foram distribuídos 1.187 livros de vários gêneros literários nas quatro estações do VLT.

Não vai pular Carnaval? 11 livros para curtir o feriado em casa

O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo - nos terminais de ônibus São Bernardo do Campo e São Mateus do Corredor Metropolitano ABD e também no terminal CECAP, em Guarulhos. Desde o início do projeto, mais de 25 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros.

Christiane Andréa - Além de escritora de literatura infanto-juvenil, é educadora em Sexualidade e Mestre em Educação, atuando também como ativista na temática da autoproteção e prevenção das violências contra crianças e adolescentes. Cristiane é autora do livro " Vamos Conversar?” e do ebook "Vamos Conversar Mamãe?” sobre violência sexual infantil. Poetisa, publicou contos, crônicas e poesias em diversas coletâneas.

Confira os 5 livros de ficção mais procurados de 2024

Cynthia Panca - É autora do livro de poesias Infinitude do Ser. Dedica-se atualmente ao Projeto Viva Fluida nas redes sociais, ao Projeto/Curso POETERIA Poesia e Terapia, ao Projeto Livro Vivo (biblioteca viva), Curso de Escrita Erótica para Mulheres, atendimentos terapêuticos e aulas de Meditação, bem como a criação e elaboração de novos projetos artístico culturais.

Ivy Farias - É advogada, jornalista e escritora premiada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 2020 promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Tem sete livros publicados, com destaque para Entre Tempos e Escrever Direito: Manual de Escrita Criativa Para Carreiras Jurídicas por sua editora, A Palavrista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Restaurante de Santos está entre os 100 melhores do País; saiba qual

Revista Exame divulgou nesta semana a lista com os melhores restaurantes do Brasil; estabelecimento santista ficou em 92º

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter