X

Cultura

Gastronomia é ponto forte do Natal Criativo em Santos

Parada na Praça Mauá é estratégica para isso e uma programação que agrada toda a família

Da Reportagem

Publicado em 15/12/2023 às 18:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praça Mauá tem barracas com doces, salgados e cafés especiais / Marcelo Martins/PMS

Comidinhas especiais, iluminação e decoração combinam muito bem com esta época do ano e tudo isso pode ser encontrado em um passeio pelo Centro Histórico de Santos, onde acontece o Natal Criativo 2023. A parada na Praça Mauá é estratégica para isso e uma programação que agrada toda a família.

Afinal, adultos e crianças vão se divertir com a Vila de Natal, brinquedos infantis, projeção mapeada e presenças de Papai e Mamãe Noel, além, claro, das barracas de alimentos para degustar, entre salgados, lanches, doces e cafés especiais. A programação vai das 18h às 22h.

Moradora do Boqueirão, a psicóloga Luana Schettino, 44 anos, veio pela primeira vez conhecer os encantos do Natal Criativo com a filha Luísa, 9. E o esquenta começou com um cachorro-quente.

“Estou adorando tudo! A minha filha tem autismo, então a receptividade está sendo ótima. Ela está aproveitando os brinquedos, o lanche, tudo. Tem variedade. Vou pegar um hambúrguer de costela daqui a pouco e depois vem a sobremesa”, conta Luana.

O casal Valter Nagahiro Filho, 60, e a aposentada Elisete Carvalho de Sá, 62, já são fregueses antigos do evento anual da Prefeitura. Todo ano, os dois se deixam levar pelos encantos do Natal. E, claro, não dá para passar sem experimentar um lanchinho. “A gente estava em casa e decidiu fazer um passeio diferente hoje. Foi bom; estou comendo um espetinho delicioso. Adoro. Estou sempre com fome”, brinca Elisete.

Aliás, Valter conta que o Centro Histórico faz parte de suas lembranças natalinas da adolescência. “Frequento a praça desde 1977, lá se vão 46 anos. Eu sou da época em que no final de ano você não conseguia andar no Centro. Gosto de vir aqui. É gostoso, divertido e barato”.

Para quem montou uma barraca e está vendendo seus produtos e divulgando sua marca, o Natal Criativo é de sinônimo de vendas e visibilidade da marca. A comerciante Samara dos Santos Bezerra Vasco já participou no ano passado com seus lanches e espetinhos. Agora repete a dose e traz também jantinhas especiais. Para a noite desta quinta-feira (14), foram 20 pedidos em quase uma hora. Se ela que está gostando?

“Hoje acho que vamos fechar a noite com uns 250, mais ou menos. Mas no final de semana, espero uns 400. O movimento está bom, o Natal está chegando, a praça está linda e as pessoas já estão vindo para o litoral”, confia Samara.

Cafés especiais e outras bebidas com o produto são algumas das novidades desta edição. A barista Leticia Alves conta que o movimento tem agradado e, nos finais de semana, vem superando as expectativas. “A gente tem café, milkshake de creme, morango, Nutella e vendemos pacotes de café moído em grão. Este é um espaço de muita visibilidade tanto para nosso negócio quanto para a Cidade. O espaço está muito bonito e é um grande atrativo”.

O visitante pode aproveitar o passeio no Centro Histórico ainda fazendo um tour com parada no Museu Pelé, na Casa da Frontaria Azulejada e, a novidade agora: o túnel iluminado para os carros que circulam pela Rua Tuiuti. Confira a programação completa.

ATÉ 23

A 3ª edição do Natal Criativo segue até o próximo dia 23, com atrações na Praça Mauá, bulevar da Rua XV de Novembro, Casa da Frontaria Azulejada, Valongo e Blue Med Convention Center (Ponta da Praia).

A realização é da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), com apoio das empresas Peralta, Gelog e Fort.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Inscrições estão abertas para Vestibulinho da Etec Bertioga

Interessados devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando

Variedades

Lendário dublador José Santa Cruz, morre aos 95 anos

Ele era conhecido pelas vozes de personagens como J. Jonah Jameson, Magneto, Dino da Silva Sauro e Rúbeo Hagrid

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter