X

Tecnologia

Ancine recomenda que 20% do conteúdo de streaming seja brasileiro

De acordo com a diretora-presidente do órgão, Debora Ivanov, "a presença de conteúdo brasileiro nas plataformas de vídeo sob demanda é fundamental"

Folhapress

Publicado em 29/05/2017 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ancine recomenda que 20% do conteúdo de streaming seja brasileiro / Divulgação

Novas recomendações da Ancine (Agência Nacional do Cinema) sobre serviços de streaming -como Netflix, Spotify e Amazon- prevê, entre outras medidas, que as plataformas fomentem o mercado brasileiro com 20% do conteúdo de natureza nacional.

De acordo com a diretora-presidente do órgão, Debora Ivanov, "a presença de conteúdo brasileiro nas plataformas de vídeo sob demanda é fundamental".

Entretanto, Ivanov explica que reconhece que a possível fixação de um percentual em um segmento onde inexistem barreiras físicas ao estoque de obras, "pode limitar o catálogo, devido à escassez de produção brasileira".

A solução ideal, de acordo com diretora, seria a presença de conteúdo nacional "estimulada por obrigações de investimentos na produção ou licenciamento de conteúdos e de recolhimento da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), destinada ao FSA (Fundo Setorial do Audiovisual). Assim, podemos garantir um volume mínimo de produção nacional e independente, para viabilizar a expansão dos catálogos ofertados ao mercado brasileiro", explica.

As recomendações, enviadas no último dia 17 de maio para o Conselho Superior de Cinema, precisam ser debatidas pela sociedade para se tornarem leis.

A necessidade da regulação, para Ivanov, é essencial por se tratar de um mercado que "carece de estabilidade e segurança jurídica no Brasil".

"O segmento cresce de forma exponencial e já compete com outros segmentos já estabelecidos, como a TV paga", completa.

A Ancine recomenda que a regulação determine que seja disponibilizado um percentual mínimo de 20% de conteúdos audiovisuais brasileiros de espaço qualificado nos catálogos, sendo, pelo menos a metade, produzidos por produtora brasileira independente e que os provedores realizem investimentos anuais em produção ou licenciamento de obras brasileiras independentes.

A recomendação também prevê recolhimento da Condecine. Uma vez que a atual forma de cobrança, obrigatória a todos que atuam no segmento, limita a formação de amplos catálogos e portanto inibe o desenvolvimento da atividade, a agência propõe a adoção de um novo modelo que reduza os custos da operação e as barreiras de entrada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter