X

Sindical e Previdência

Sintraport assina acordo coletivo com o Sopesp contêineres

Acordo celebrado com cinco terminais que integram o setor garante o mercado de trabalho dos avulsos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/03/2014 às 01:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Câmara do Segmento Operacional de Contêineres em Terminais Especializados do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) assinou acordo coletivo de trabalho inédito com o Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport), em reunião realizada no final da tarde de quinta-feira, na sede do Sopesp.

O acordo tem os mesmos moldes do que foi assinado com o Sindicato dos Estivadores, em novembro do ano passado, implantando o trabalho misto de utilização de mão de obra com 50% de avulsos e outros 50% como vinculados nos cinco terminais de contêineres do Porto de Santos.

“É a evolução do modelo de trabalho portuário de forma negociada e sem conflitos”, observou o coordenador da Câmara de Contêineres, Sérgio Aquino, ao final do ato de assinatura do acordo. “Os trabalhadores e os terminais continuam mostrando maturidade. Primeiro foi o acordo com a Estiva, assinado em novembro último e já implantado e agora com os trabalhadores da capatazia do Sintraport”.

Acordo foi assinado com a Santos Brasil, BTP, Ecoporto, Libra e Rodrimar (Foto: Divulgação)

Segundo o presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado,Miro, o sindicato reúne cerca de 2 mil trabalhadores. O Sintraport aprovou o acordo em assembleia realizada na quarta-feira. O acordo foi assinado na presença do presidente e outros dirigentes do sindicato laboral e de representantes dos cinco terminais que compõem a Câmara – Santos Brasil, Libra, Brasil Terminal Portuário (BTP), Ecoporto e Rodrimar. O diretor executivo do Sopesp, José dos Santos Martins, também esteve presente.

A Santos Brasil será a primeira a publicar edital de contratação. Posteriormente, será a vez da BTP. Os demais terminais ainda não se posicionaram sobre o momento das contratações.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cateterismo em Santos

Após passar por procedimento, ex-jogador se encontra em recuperação no Hospital Ana Costa

Economia

São Vicente é a primeira cidade do Estado a ter uma Loteria Municipal

Inauguração do local ocorre após a decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou constitucional a criação de loterias municipais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter