X

Sindical e Previdência

Perícia do INSS poderá ser feita também pelo SUS

Empresas devem pagar pelos primeiros 30 dias de afastamento de seus empregados e o INSS paga o benefício a partir do 31º dia

Publicado em 13/04/2015 às 11:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério do Planejamento divulgou duas novidades previstas nas medidas provisórias 664 e 665. A primeira é referente ao afastamento dos segurados do INSS por auxílio-doença, que a partir de agora poderá ser feita pelos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). A outra refere-se aos pescadores que terão seguro- desemprego, durante o período de defeso.

Em relação ao auxíliodoença do INSS, a consulta de perícia médica obrigatória para comprovar a necessidade do recebimento do benefício agora pode ser feita no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, caberá a empresa pagar até 30 dias de afastamento ao empregado e não 15, como era antes.

O ministro do Planejamento Nelson Barbosa, comentou as mudanças nas regras do benefício. “Agora vai ficar mais fácil para o trabalhador pedir o auxílio- doença porque ele vai poder fazer a perícia não só no INSS, mas também na rede do SUS ou na sua própria empresa, se essa empresa for conveniada do INSS”, pontuou. Houve mudança também no cálculo do benefício que não poderá exceder a média das últimas 12 contribuições.

Mudança no sistema de perícia médica está prevista em medida provisória (Foto: Matheus Tagé/DL)

O carteiro Robson Calmon, de 39 anos, já precisou do auxílio doença por conta de uma hérnia de disco. Depois de um mês de espera pela consulta, Calmon não conseguiu o recibo que garante o benefício porque o perito estava doente e os exames deviam ser feitos apenas por peritos do INSS.

Agora, com possibilidade de realizar consultas fora do órgão, o carteiro avaliou que a mudança vai ajudar muitos trabalhadores que ficam sem receber o salário e também não recebem o auxílio enquanto a perícia não é realizada.

“Eu acho válido porque se for para agilizar e facilitar a vida do trabalhador é ótimo”, disse o trabalhador em entrevista concedida a rádio do Planejamento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter