X

Sindical e Previdência

Ministro do Trabalho pode anunciar hoje reativação da Fundacentro

Manoel Dias cumprirá extensa programação hoje em Santos. Vai se encontrar com sindicalistas e prefeitos da Baixada e visitar o Porto e a Câmara de Santos

Publicado em 31/03/2014 às 10:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Expectativa cerca hoje a vinda a Santos do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Ele pode anunciar a reativação da unidade da Fundacentro, uma das antigas reivindicações do movimento sindical. Manoel Dias vai se reunir com prefeitos da Baixada Santista e à noite estará participando da sessão da Câmara de Santos.

A presidente da Fundacentro, Maria Amélia Reis, também vai estar em Santos acompanhando o ministro. A Fundacentro é uma entidade ligada diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego, sendo referência em pesquisas sobre a saúde do trabalhador, elaborando normas e laudos técnicos.

Sindicalistas portuários e os ligados ao polo industrial de Cubatão vão cobrar também providências do ministro para aumentar o número de fiscais do trabalho na região e cobrar providências para a redução dos acidentes de trabalho.

Consta da agenda, uma visita ao prefeito de Santos, Paulo Barbosa, por volta das 8 horas. Na sequência, o ministro vai estar, às 10 horas,  no prédio do Ministério do Trabalho, na Praça José Bonifácio, onde será recebido pela gerente regional do Ministério, Rosângela Mendes.

Ministro Manoel Dias vai se encontrar com sindicalistas e autoridades no Ministério do Trabalho de Santos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Neste local haverá encontros e reuniões do ministro com prefeitos da região e representantes das centrais sindicais e do Conselho Sindical da Baixada Santista, quando deverá ser anunciada a reativação da Unidade da Fundacentro, em Santos. Por volta das 11 horas, o Ministro do Trabalho vai conceder entrevista à imprensa.

A agenda prossegue à tarde, quando o ministro vai  visitar  a área perimetral, e o Porto de Santos. A seguir  ele vai para a Câmara de Santos, onde participa da abertura da sesão ordinária, às 18 horas.

Segundo o presidente do Sindminérios, Adilson Lima, a visita do Ministro será muito importante para todas as categorias dos trabalhadores da região.

A região da Baixada Santista (que congrega nove municípios), tem sido alvo de crescente investimento econômico e social. As recentes descobertas de petróleo e gás na Bacia de Santos, o aumento da capacidade dos terminais de cargas do Porto de Santos, maior da América Latina, além da  obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que integrará as cidades de Guarujá e Praia Grande, deverão aumentar o número de empregos em 30%, até 2017.

“Com a ausência da Fundacentro na Baixada Santista, perdemos a referência técnica”, disse Francisco Nogueira, presidente do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do estado de São Paulo (SETTAPORT). Segundo ele, a área portuária é um ambiente de trabalho de alto risco.

“Além das questões ergonômicas, há também a pressão psicológica no cumprimento de metas, Com a chegada de novos equipamentos que exigem habilidade e rápido manuseio dos trabalhadores, o ruído também é presente. O grande problema não está na substituição de equipamentos modernos pelos obsoletos, mas sim pela falta de gestão”, conclui o líder sindical.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter