X

Sindical e Previdência

Comissão Nacional da Verdade realiza encontro em Santos nos dias 27 e 28

Um dos objetivos desse encontro é ouvir relatos de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura civil-militar brasileira

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/11/2013 às 20:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos vai se tornar o palco de um importante evento para trazer à tona relatos de injustiças, arbitrariedades e violências praticadas contra sindicalistas e trabalhadores da nossa região durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

Nos próximos dias 27 e 28, o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias) receberá o Ato Sindical Unitário e o Encontro com a Memória e a Verdade dos Trabalhadores por Justiça e Reparação.

Um dos objetivos desse encontro é ouvir relatos de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura civil-militar brasileira. Familiares também poderão dar testemunhos sobre parentes que foram alvo de violações e perseguição, assim como citar o sofrimento e as dificuldades familiares vividas por esta perseguição política.

Serão coletadas falas de ex-funcionários da Cosipa (atual Usiminas), Docas de Santos (atual Codesp), Refinaria Presidente Bernardes, portuários, bancários e sindicalistas de entidades cujas direções foram afastadas e sofreram intervenções dos militares.

O encontro está sendo coordenado pelo Grupo de Trabalho (GT) Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV) em parceria com entidades locais.

Navio Prisão 'Raul Soares', onde foram presos e torturados vários trabalhadores (Foto: Divulgação)

As centrais sindicais da Baixada Santista e o Comitê Popular de Santos pela Memória, Verdade e Justiça estão organizando essa iniciativa, que terá a participação da advogada  Dra. Rosa Cardoso, da  Comissão Nacional da Verdade.

A CNV está em fase continuada de pesquisa e de diálogo com os trabalhadores, para levantamento de testemunhos e documentos sobre a repressão política durante a ditadura e a resistência deles ao arbítrio ditatorial.

Programação

A abertura do Ato Sindical Unitário ocorrerá no dia 27, no Sindicato dos Petroleiros, a partir das 18h30. Na ocasião, serão registradas manifestações de integrantes das centrais sindicais da Baixada Santista, sindicatos, representantes das Comissões da Verdade (nacional, estadual, de Santos e de Cubatão) e de trabalhadores que participaram do Fórum Sindical de Debates.

Os trabalhadores perseguidos e suas famílias darão seus testemunhos no dia seguinte, 28 de novembro, das 9 às 18 horas, no mesmo local.

A organização do evento está preparando uma lista de depoentes. No entanto, todas as pessoas politicamente perseguidas durante a ditadura civil-militar e suas famílias poderão procurar a organização para realizar testemunhos. Os interessados devem encaminhar e-mail com nome e contatos pra [email protected].

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter