X

Sindical e Previdência

Conferentes celebram acordo inédito com a Libra

Conferentes vão trabalhar com vínculo de emprego até fevereiro de 2015

Publicado em 19/11/2013 às 10:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um acordo trabalhista, entre a Libra Terminais e o Sindicato dos Conferentes de Carga e Capatazia do Porto de Santos colocou fim, ontem, a uma acirrada disputa trabalhista que já durava 12 anos, e que percorreu as varas do trabalho e os tribunais superiores do País.

O acordo coletivo de trabalho é inédito e foi celebrado ontem, devendo ser  assinado solenemente na próxima sexta-feira. Ele prevê a utilização dos profissionais nas operações portuárias através do sistema de vínculo empregatício.

Válido por dois anos (1º de março de 2013 à 28 de fevereiro de 2015), o novo acordo será assinado pelo presidente do sindicato, Marco Antônio Sanches, e pelo diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller, em cerimônia que acontecerá às 15h na sede da entidade laboral.

As cláusulas acordadas englobam as jornadas de trabalho e adicionais, Plano de Participação de Resultados (PLR), plano de saúde médico e hospitalar, extensivo aos dependentes diretos, seguro de vida, vale-refeição e outros benefícios, além dos salários compatíveis com o mercado. A data-base da categoria foi fixada em 1º de março.

Presidente Marco Sanches: legitimidade está garantida (Foto: Matheus Tagé/DL)

Falando na tarde de ontem ao Diário do Litoral, o presidente do Sindicato dos Conferentes, Marco Sanches, informou que o acordo trabalhista coloca um ponto final numa disputa de 12 anos travada nos tribunais entre as duas partes. “Estamos satisfeitos não só com a nova parceria, mas principalmente por conseguirmos acabar com um dos mais antigos impasses trabalhistas que se tem notícia no Porto de Santos”, disse Sanches.

Representatividade

A representatividade sindical sobre os conferentes avulsos e vinculados foi o principal motivo da divergência.

Durante esse período as negociações entre empresa e portuários envolveram apenas os trabalhadores avulsos requisitados junto ao Ogmo, e não os conferentes vinculados. Ao assumir a presidência do sindicato no final de 2012, Sanches priorizou a solução do impasse e o resgate da parceria.

“Estamos satisfeitos não só pelo primeiro contrato trabalhista que firmamos com um dos mais importantes terminais do Porto de Santos, mas principalmente pelo reconhecimento por parte da direção da Libra quanto a nossa legitimidade na representação plena e absoluta dos conferentes, sejam eles avulsos ou vinculados”, comemorou o dirigente sindical, que disse estar dialogando com outras empresas para fechar novos acordos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter