X

Saúde

Transplante de órgãoes: é preciso ajudar

Com crescimento menor que o previsto, o setor, planeja atingir 15 doadores por milhão de população em 2014

Publicado em 18/03/2014 às 12:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com crescimento menor que o previsto, o setor brasileiro de Transplante de Órgãos encerrou o ano de 2013, com um crescimento de 5% na taxa de doadores efetivos segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), não atingindo a meta pela primeira vez, desde 2007, que era de 13,5 doadores por milhão de população (pmp).

Um dado positivo é que o número de doadores efetivos cresceu 127% entre os anos de 2006 a 2013. Nos sete estados brasileiros que a taxa de doadores é superior a 14 doadores pmp houve crescimento em 2013, contudo o setor requer empenho uma vez que a previsão para 2014 é atingir 15 doadores pmp.

De acordo com o Internacional Registry in Organ Donation and Transplantation (IRODAT), em 2012, o Brasil foi o segundo país em número absoluto de transplantes renais, com 5385 transplantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 15549 transplantes. Nos últimos 10 anos os transplantes de Rim no Brasil totalizam cerca de 65 mil transplantes.

Com uma taxa de 1 transplante pmp, o pulmão, apresentou um aumento 16% em 2013. Pela primeira vez, o transplante de pulmão foi realizado nos cinco estados brasileiros. Nos últimos 10 anos o Brasil registrou 782 transplantes de pulmão. Em contra partida, de acordo com a Organ Procurement and Transplantation Network (OPTN), nos EUA, foram realizados, só no ano de 2013, 1754 transplantes.

Um dado positivo é que o número de doadores efetivos cresceu 127% entre os anos de 2006 a 2013 (Foto: Reprodução)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter