X

Saúde

Saúde alerta para importância do diagnóstico precoce da hanseníase

'Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar'. Este é o mote da campanha lançada nesta quarta-feira (21)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/01/2015 às 13:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar. Este é o mote da campanha lançada hoje (21) pelo Ministério da Saúde na tentativa de conscientizar profissionais de saúde, gestores e a população em geral. A ação tem como foco o diagnóstico precoce da doença, com tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde.

De acordo com a pasta, a campanha será direcionada a municípios brasileiros onde há maior prevalência de hanseníase e localizados, sobretudo, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A comunicação será feita por meio da distribuição de cartazes, folhetos e mídias nas redes sociais.

Como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, a ser lembrado no próximo domingo (25), o prédio do ministério, em Brasília, vai receber uma projeção de luzes nas cores marrom, vermelho e bege, que representam os tons das manchas provocadas pela doença.

A campanha será direcionada a municípios brasileiros onde há maior prevalência de hanseníase  (Foto: Divulgação)

Segundo a pasta, a hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, transmitida por pessoas doentes que não estão em tratamento. A doença tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.

O ministério recomenda que as pessoas procurem um serviço de saúde no caso de aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo - sobretudo se a mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença quase que imediatamente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter