X

Saúde

Peruíbe aplica mais de 6 mil doses de vacinas contra a gripe

O objetivo é imunizar 80% do público-alvo da campanha, que reúne um total de 15.936 pessoas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/04/2014 às 17:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Terminada a primeira semana de vacinação contra a gripe, a Cidade de Peruíbe já atingiu 37,90% da meta estabelecida, com 6.040 doses aplicadas. Do público-alvo da campanha já foram imunizados 3.771 idosos, 1.520 crianças (com idade de seis meses a cinco anos), 435 técnicos da saúde, 202 gestantes, 99 puérperas (até 45 dias após o parto) e 13 indígenas.

A imunização segue até o dia 9 de maio em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, que são: Casa da Mulher, UBS do Caraguava, Parque do Trevo, Jardim Ribamar e Jardim Veneza. A vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo da campanha, que reúne um total de 15.936.

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é uma maneira eficaz de prevenção, porém mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (enfraquecimento extremo).

A vacinação contra a gripe é uma maneira eficaz de prevenção (Foto: Agência Brasil)

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A adoção de cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, são maneiras de prevenir a doença.

Confira os endereços das Unidades de Saúde que aplicarão a vacina:

Casa da Mulher
Rua Rosa Gatti Fortuna nº 50 – Centro

UBS Caraguava
Rua Santo Anastácio S/N

UBS Parque do Trevo
Estrada Armando Cunha S/N

UBS Jardim Ribamar
Av. Luciano de Bona S/N

UBS Jardim Veneza
Rua Ranulfo Oliveira Lacerda S/N

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Atrás de emprego? PAT de Guarujá oferece 53 vagas nesta sexta (26)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter