X

Saúde

No inverno, cuidado com a pneumonia

Médico explica como pode ocorrer a infecção dos pulmões e dá dicas de prevenção

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/07/2013 às 21:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O inverno não é só sinônimo de frio. Também é sinônimo de mais atenção às doenças respiratórias, entre elas a 4ª maior causa de mortes no Brasil segundo a Organização Mundial de Saúde: a pneumonia.

Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde de São Paulo revela que em 2012, 129.043 pessoas foram internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por pneumonia em todo o Estado, o que representa uma média de 14 pacientes por hora.

Para o médico pneumologista Mauro Gomes, responsável pelo Instituto de Pneumologia Paulista, o índice de internações é alto. Ele afirma que, por ano, 900 mil pessoas dão entrada no SUS por pneumonia em todo o País. “Pneumonia pode matar. No Brasil, é a 4ª causa de óbitos”, ressalta.

Se não tratada, gripe também pode virar pneumonia (Foto: Arquivo/DL)

[----------------------------------------QUEBRA_CHAMADA_BANCA----------------------------------------]

O pneumologista explica que a doença é infecção causada por bactérias, fungos ou vírus que conseguem penetrar no interior dos pulmões.

Durante o inverno, a ocorrência de casos de pneumonia é maior porque é a época do ano em que as doenças respiratórias se agravam. Com isso, a circulação dos vírus é maior. “Além disso, durante o inverno a possibilidade de chuvas é menor, gerando mais poluição, fator que causa a irritabilidade do nariz e dos brônquios”, diz Gomes.

Prevenção

É possível se prevenir para não ser uma vítima da pneumonia. De acordo com o médico pneumologista, a primeira mais importante iniciativa é a vacinação contra a gripe, que combate uma das bactérias que podem causar infecção dos pulmões, resultando na doença.

Além disso, o médico recomenda evitar locais fechados com aglomeração de pessoas, que aumentam o risco contaminação por vírus.
É importante também a lavagem periódica das mãos, que também podem transmitir vírus e bactérias causadores da pneumonia.

Dicas

1) Mudanças climáticas por si só não causam pneumonia. No entanto, a aglomeração de pessoas em locais fechados durante os períodos mais frios aumentam o risco de contaminação por vírus. Evite estes locais ou tente melhorar a circulação de ar deles;

2) Mantenha o ar condicionado higienizado e se atente a isso nos locais onde costuma frequentar. Existe um tipo específico de pneumonia que pode ser causado pela má conservação dos equipamentos (legionelose);

3) Tome a vacina da gripe e, se possível, a de prevenção ao Haemóphilus Influenza e à Pneumococo;

4) Pessoas com baixa imunidade (transplantados, pacientes de AIDS ou oncologia, cardíacos, reumáticos, crianças e idosos) devem, obrigatoriamente, tomar estas vacinas;

5) Fumantes têm grandes chances de desenvolver pneumonia. A única forma de prevenção neste caso é o abandono completo do vício.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter