X

Saúde

Hospital Municipal de Cubatão realiza Campanha de Doação de Sangue

A Campanha acontecerá no domingo (25), das 7h às 12h

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/11/2012 às 14:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Hospital Municipal de Cubatão Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva realizará no próximo domingo (25), Dia do Doador de Sangue, das 7 às 12h, uma Campanha de Doação para atingir um maior número de pessoas. O Banco de Sangue fica no andar intermediário do hospital, na Av. Henry Borden, s/n, Cubatão.

Durante a semana de 19 a 25 de novembro, todos os visitantes do hospital receberão um folder com orientação sobre como ser um doador regular e os benefícios da doação, para garantir o estoque para o período de festas e férias de Verão, quando o número da população aumenta e as doações caem.
 
O médico José Carlos MedinaCarvalho, chefe do Serviço de Hemoterapia do HMC, ainda explica que o sangue coletado é fracionado em três componentes: glóbulos, plasma fresco e plaquetas e que cada doação beneficia no mínimo três pacientes. "O intervalo mínimo para doações é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres e que ao contrário do que se pensa, a doação não deve ser feita em jejum, pode ser feita após refeições leves e duas horas após o almoço. Fumantes também devem evitar fumar duas horas antes e duas depois da doação", orienta.
 
Para doar sangue é necessário: ter entre 18 e 65 anos (a partir dos 16 anos, somente com autorização dos pais); pesar no mínimo 50 Kg; estar alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 4 horas; estar descansado; não fumar até duas horas antes e duas depois da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas; trazer documento com foto, emitido por órgão oficial, preferencialmente o RG.
 
Não devem doar sangue: gestantes, mães há menos de 90 dias e que estão amamentando; quem estiver com gripe, febre ou infecção, alcoolistas crônicos, ou portadores de doenças como sífilis, AIDS, hepatites, malária ou doença de Chagas.
 
O Banco de Sangue fica no andar intermediário do hospital, na Av. Henry Borden, s/n, Cubatão (Foto: Luiz Torres/DL)
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter