X

Saúde

Embaixador chinês exalta relação com SP em anúncio de novos insumos

Embaixador disse que a autorização pela China para a exportação dos insumos da CoronaVac é uma questão técnica, e não política

Bruno Hoffmann

Publicado em 26/01/2021 às 12:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Embaixador chinês Yang Wanming participa de coletiva do Governo de São Paulo / Reprodução/Governo de SP

Na manhã desta segunda-feira, o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, participou da entrevista coletiva do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de forma remota, por um telão. O chinês saudou as boas relações entre a China e o estado de São Paulo. Pouco antes, o governador paulista havia anunciado que 5.400 litros de insumos para a fabricação da vacina CoronaVac foram liberados pela China e chegarão ao Estado em 3 de fevereiro.

O embaixador disse, em português, que a autorização pela China para a exportação dos insumos da CoronaVac, imunizante desenvolvido entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, é uma questão técnica, e não política.

“As vacinas são uma arma para conter a pandemia e garantir a saúde do povo, e não um instrumento político”.

Além disso, Wanming afirmou que deverá haver uma demanda de longo prazo pela vacina, e “a parte chinesa está disposta a manter comunicações com o governo federal do Brasil, com o governo estadual de São Paulo e apoiar em conjunto a parceria entre o Sinovac e o Butantan”.

Na sequência, Doria exaltou a boa relação entre São Paulo e a China e destacou a criação há dois anos de um escritório comercial paulista no país asiático. Segundo ele, o escritório permitiu a entrada de recursos chineses no Estado, principalmente na área metroviária e ferroviária, e sugeriu que novos recursos deverão chegar em breve, em outros setores.

Instituto Butantan

Na coletiva, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, estimou para o dia 3 de fevereiro a chegada dos 5.400 litros de insumos importados da China para a produção da CoronaVac no Brasil.

O anúncio ocorre durante uma guerra de versões entre Doria e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a liberação dos insumos da CornaVac pela China. No dia anterior, o presidente publicou uma postagem adiantando a resolução com os chineses, parabenizando ministros do seu governo. Doria, na sequência, usou também as redes sociais para dizer que o Bolsonaro não estaria dizendo a verdade.

“Não é verdade o que disse o Presidente Bolsonaro em suas redes, de que a importação de insumos da China foi uma realização do Gov. Federal. Todo o processo de negociação com a China para liberação de insumos para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Gov. de SP”, escreveu o governador.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter